Importância da humanização no tratamento dos pacientes abre debates do 13º Cobrapem, na Bahia

“Precisamos de médicos competentes tecnicamente, mas que também saibam olhar, ver, ouvir e sentir o paciente e o seu sofrimento com humanismo, compaixão e ternura”. Esta é a conduta defendida pelo presidente do 13º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem), dr. Crésio Dantas Alves, que nesta quinta-feira (30) abriu os trabalhos oficiais do evento, em Costa do Sauípe (BA).

“Tão importante quanto a programação científica é refletir sobre o tema central do Congresso: ‘Humanização e medicina: a contribuição da Endocrinologia Pediátrica’. A arte de ensinar e educar não se resume apenas à transmissão do conteúdo técnico. Também é necessária a transmissão de valores éticos, de compaixão e de empatia pelo próximo”, frisou.

Durante sua fala, dr. Crésio também ressaltou as modificações ocorridas no exame para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica ao longo dos anos, tais como a eliminação das questões que tivessem como foco principal a interpretação exclusiva de imagens (ultrassonografia, tomografia, ressonância magnético), além da impressão da prova prática, evitando a projeção de casos e imagens em telas separadas e o uso de time.

Outras alterações no exame destacadas pelo especialista englobam a redução no número de questões, mantendo as mesmas quatro horas para respostas. A divulgação dos gabaritos dez dias após o final do Congresso, segundo ele, também tem evitado o estresse dos candidatos durante o evento. Também destacou o envio de enquete de satisfação aos candidatos para que possam apontar os aspectos positivos e negativos da prova.

SATISFAÇÃO – “É com muita alegria que abrimos o primeiro congresso da nossa segunda gestão, iniciada na semana passada”, disse a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, durante seu discurso de abertura do 13º Cobrapem. A dirigente também destacou a alta produção científica e as conquistas obtidas nos eventos realizados pela atual gestão.

“Além da valorização profissional, ampliamos e fortalecemos a rede da pediatria brasileira e isso me deu uma sensação de gratificação e me fez aceitar o pedido dos pediatras brasileiros para dar continuidade ao trabalho nesta segunda gestão em prol das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

 Dra. Luciana falou sobre os constantes desafios na atualização dos médicos, destacando a atuação sensível e diferenciada dos pediatras. “Somos os únicos profissionais que têm a capacidade de assistir, de orientar e de tratar crianças e adolescentes”, observou.

Também compuseram a mesa de abertura o dr. Ricardo Fernando Arrais, presidente da Comissão Científica do 13º Cobrapem, e o dr. Carlos Alberto Longui, representante do Departamento de Pediatria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

HOMENAGENS E VISITAS – A emoção tomou conta do dr. Crésio Alves e da dra. Maria Betânia Pereira Toralles, presidente de honra do 13º Cobrapem. Ambos receberam da presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), dra. Dolores Fernandes Fernandez, suas respectivas fotos pintadas artesanalmente em azulejo. Também foram exibidos dois vídeos, um para cada homenageado.

Após a solenidade de abertura, foi feita a visita aos trabalhos científicos, apresentados nos formatos oral e pôster, englobando as áreas de crescimento, puberdade, metabolismo ósseo, entre outros outros. O 13º Cobrapem é realizado pela SBP, em parceria com a Sobape, e segue até o próximo sábado (1/6), em Costa do Sauípe (BA).