Foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (12) o 10º Congresso de Reumatologia Pediátrica, que acontece dentro da programação do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza (CE). Na ocasião, foram discutidos temas importantes sobre doenças reumáticas em crianças e adolescentes. A dra. Sheila Knupp, presidente do Departamento Científico de Reumatologia e membro da Comissão Científica organizadora do Congresso, abordou a importância da capacitação dos pediatras, principalmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce.
"A reumatologia é uma subespecialidade da pediatria em que muitas das doenças são crônicas. O diagnóstico precoce permite que o tratamento se inicie antes de haver danos e sequelas mais graves. O pediatra precisa tomar conhecimento de como fazer esse diagnóstico com rapidez", enfatizou.
A programação dessa quinta-feira (12) contou com diversas palestras e mesas redondas, como a de Artrite Idiopática Juvenil, por exemplo. A dra. Claudia Saad, Professora de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unesp) e reumatologista desde 1980, falou sobre os tratamentos pediátricos para o combate da artrite. "As crianças e adolescentes acometidos por atrite têm, hoje, melhores perspectivas de tratamento do que tinham há 25 anos. Isso graças a novos tratamentos na área", destacou.
Dra. Claudia Saad ministrou ainda palestra sobre a nova era da reumatologia pediátrica e frisou a importância do Congresso para os profissionais da área. Segundo ela, as principais contribuições do Congresso são: atualização, educação continuada e debate de doenças que são consideradas raras. “Muitas vezes o indivíduo, mesmo especialista, não tem a oportunidade de lidar com essas doenças na prática cotidiana".
As palestras e debates sobre Reumatologia acontecem nos dias 12 e 13 de outubro, na Sala 7 do Centro de Eventos do Ceará, sede do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria.
Confira os novos reportes disponíveis do JPED
17/07/2025 , 14:25SBP realiza visita ao CFM para ampliar diálogo em defesa da saúde...
16/07/2025 , 19:45Tratamento da doença mão-pé-boca em crianças
15/07/2025 , 08:21PED CAST SBP: "Miopia e astigmatismo na infância: o que é preciso...
14/07/2025 , 10:24Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:24