Importância do diagnóstico precoce abre debates do 10º Congresso de Reumatologia Pediátrica

Foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (12) o 10º Congresso de Reumatologia Pediátrica, que acontece dentro da programação do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza (CE). Na ocasião, foram discutidos temas importantes sobre doenças reumáticas em crianças e adolescentes. A dra. Sheila Knupp, presidente do Departamento Científico de Reumatologia e membro da Comissão Científica organizadora do Congresso, abordou a importância da capacitação dos pediatras, principalmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce. 

"A reumatologia é uma subespecialidade da pediatria em que muitas das doenças são crônicas. O diagnóstico precoce permite que o tratamento se inicie antes de haver danos e sequelas mais graves. O pediatra precisa tomar conhecimento de como fazer esse diagnóstico com rapidez", enfatizou. 

A programação dessa quinta-feira (12) contou com diversas palestras e mesas redondas, como a de Artrite Idiopática Juvenil, por exemplo. A dra. Claudia Saad, Professora de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unesp) e reumatologista desde 1980, falou sobre os tratamentos pediátricos para o combate da artrite. "As crianças e adolescentes acometidos por atrite têm, hoje, melhores perspectivas de tratamento do que tinham há 25 anos. Isso graças a novos tratamentos na área", destacou. 

Dra. Claudia Saad ministrou ainda palestra sobre a nova era da reumatologia pediátrica e frisou a importância do Congresso para os profissionais da área. Segundo ela, as principais contribuições do Congresso são: atualização, educação continuada e debate de doenças que são consideradas raras. “Muitas vezes o indivíduo, mesmo especialista, não tem a oportunidade de lidar com essas doenças na prática cotidiana".

 As palestras e debates sobre Reumatologia acontecem nos dias 12 e 13 de outubro, na Sala 7 do Centro de Eventos do Ceará, sede do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria.