Inscritos no 15º CBA visitarão serviços de referência à saúde do adolescente em São Paulo


O 15º Congresso Brasileiro de Adolescência – evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) – promoverá uma atividade pré-congresso inédita. Denominada “Da teoria à prática”, a ação ocorrerá nesta quarta e quinta-feira (22 e 23 de maio) e visa levar os pediatras a conhecer alguns dos serviços de referência na Atenção Integral à Saúde do Adolescente na cidade de São Paulo (SP).

Na ocasião, serão realizadas visitas ao Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; Instituto de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC; e Unidade de Adolescentes do Instituto da Criança do ICrFMUSP. Os pediatras participantes do evento deverão fazer sua inscrição, verificar a data, horário programado e disponibilidade de vaga para cada visita, CLICANDO AQUI.

RECORDE – Esta edição do Congresso bateu recorde de público com mais de 450 inscritos. Outro grande alcance do evento foi o número de trabalhos científicos inscritos: 245 ao todo. Segundo a presidente do Congresso, dra. Maria Sylvia de Souza Vittale, a programação é voltado àqueles que lidam com os adolescentes na vida profissional, em especial os pediatras, médicos responsáveis por cuidar da saúde dessa população.

O tema central do encontro é “O adolescente do século 21 – mudaram eles ou mudamos nós?”. Entre os temas que serão abordados, constam: Ação Acelerada Multisetorial para a Saúde dos Adolescentes; aspectos relevantes da nutrição; peculiaridades da consulta, princípios éticos e questões controversas; o cérebro do adolescente; imunização; saúde bucal, mental, sexual e reprodutiva; sexualidade, gênero e contração; cultura digital; maternidade e paternidade; doenças crônicas; adolescentes com deficiência: avaliação e inclusão social; violência; competências e habilidades profissionais.

“O adolescente traz questões importantes de direitos e deveres na sociedade, antropológicas, culturais, históricas e sociais. Nesse Congresso, propomos a discussão de todas as questões emergentes nas diversas áreas de atuação. Isso é extremamente relevante para que o pediatra possa ampliar sua visão sobre os tópicos e, assim, saiba conduzir de forma mais adequada cada situação”, pontua dra. Maria Sylvia.

Dra. Maria Sylvia conta que, entre as novidades, está a abordagem que prevê um Congresso concentrado, sem atividades simultâneas, podendo todos os participantes estarem presentes nas mesmas ações e elaborando, juntos, as mesmas reflexões. “Serão ainda realizados fóruns com adolescentes, pais e professores, para escutar ativa e sensivelmente a esta população”, enumera.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO.

LANÇAMENTOS – Durante o Congresso, também ocorrerá o lançamento do livro “Manual de Adolescência”, coordenado pela dra. Alda Elizabeth Boehler Ingelsias Azevedo e dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato. A atividade ocorrerá no dia 24, às 10h15, no stand da Manole - editora responsável pela publicação.

De acordo com a dra. Alda Elizabeth, que também é presidente do DC de Adolescência da SBP, o livro é destinado a pediatras, estudantes, residentes e profissionais que atuam na área de Adolescência. Todos os assuntos são abordados de formas extremamente prática e atualizada. “São abordados temas como desenvolvimento craniofacial, uso de suplementos, isotônico e anabolizantes, e uso abusivo das tecnologias da informação”, elenca.

Além disso, será lançado no mesmo dia, às 12h15, outro livro com foco na saúde dos adolescentes, intitulado "Medicina do Adolescente - Fundamentos e Práticas". A publicação foi editada pelas dras. Maria Sylvia de Souza Vitalle; Flávia Calanca da Silva; Aline Maria Luiz Pereira; Rosa Maria Eid Weiler; Sheila Rejane Niskier; e Teresa Helena Schoen.

O livro tem como proposta didática refletir sobre problemas mais comuns da adolescência e, portanto, contribuir com uma abordagem atualizada sobre essas questões. Essa é uma fase em que a curiosidade e sentimentos surgem pelo corpo e pela vida. Essa curiosidade é propiciada pelo desenvolvimento do grande potencial endócrino e fisiológico, próprio dessa faixa etária, do desejo contestador pela independência e poder.

ALAPE – No último dia de evento será realizada a reunião anual do Comitê de Adolescência da Associação Latino-americana de Pediatria (Alape). Na oportunidade, estarão presentes os representantes de dez países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, El Salvador, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. No encontro serão apresentadas as ações que cada um dos países está promovendo em prol da saúde dos adolescentes e suas famílias, além de dar continuidade à aprovação do novo Regulamento do Comitê de Adolescência.

“Essa reunião permite que nós conheçamos as realizações das outras Nações e também que as atividades que promovemos aqui sejam reconhecidas internacionalmente. A partir desses diálogos com os países, percebemos como estamos todos alinhados em relação aos temas que trabalhamos no nosso cotidiano, como suicídio, gravidez na adolescência e era digital, por exemplo”, explica a dra. Alda Elizabeth, que também representa a SBP no Comitê de Adolescência da Alape.

O 15º Congresso Brasileiro de Adolescência acontecerá na capital paulista entre os dias 23 e 25 de maio e tem como objetivo discutir os principais assuntos relacionados à Medicina do Adolescente.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520