Já estão disponíveis as edições do número 28 ao 32 do Reporte Semanal JPed

As edições do número 28 ao 32 do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já estão disponíveis a todos os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Enviadas aos pediatras entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira quinzena de janeiro, os informativos mais recentes abordam temas como: experiência de teleconsultas para pacientes pediátricos com diabetes tipo 1; consumo de peixe entre adolescentes brasileiros; epidemiologia do choque séptico em crianças; entre outros.

ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.

No número 28, o professor adjunto de Endocrinologia Pediátrica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Paulo Ferrez Collett-Solberg, comenta o artigo “Teleconsultation for pediatric patients with type 1 diabetes mellitus during the COVID-19 pandemic: experience of a university hospital in Brazil”. O trabalho apresenta uma avaliação a respeito da telemedicina como valiosa modalidade assistencial para o acompanhamento clínico de rotina de crianças e adolescentes com doenças crônicas, com base no monitoramento realizado num hospital pediátrico de Ribeirão Preto (SP).

Já a edição 29 traz a análise do professor adjunto de Nutrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Tulio Konstantyner, a respeito do artigo “ERICA: prevalence of fish consumption and its association with cardiovascular risk factors and healthy behavior in Brazilian adolescents”. O texto original avalia uma amostra de adolescentes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), a partir da qual os autores concluem que o consumo de peixe pode representar um marcador de estilo de vida saudável, sendo associado a menor risco cardiovascular.

No Reporte Semanal de número 30, o artigo “Epidemiology and outcomes of septic shock in children with complex chronic conditions in a developing country PICU” é comentado pela coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica do Sabará Hospital Infantil e da Santa Casa de São Paulo, Regina Grigolli César. O documento apresenta dados retrospectivos de uma coorte de 218 pacientes com sepse tratados com drogas vasoativas numa UTI brasileira.

Na edição 31, a pesquisa original “Pleural tuberculosis: experiences from two centers in Brazil” é analisada pelo professor titular de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Clemax Couto Sant’Anna. O artigo apresenta um estudo retrospectivo, de 2007 a 2016, realizado em dois hospitais terciários de Porto Alegre (RS), no qual os pacientes foram submetidos a diversos exames laboratoriais para diagnóstico da tuberculose pleural.

Por fim, o Reporte Semanal número 32 traz as contribuições da professora assistente de Pediatria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Denise Cardoso das Neves Sztajnbok, no qual a especialista comenta o artigo “Mortality in children under five years old in Brazil: evolution from 2017 to 2020 and the influence of COVID-19 in 2020”. O documento original relaciona a redução da taxa de mortalidade de 15,7 para 13,7/1000 nascidos vivos, em menores de 5 anos, à diminuição de algumas doenças perinatais, anomalias congênitas, doenças respiratórias e causas externas. 

REPORTE - O projeto Reporte Semanal foi lançado pela SBP em 2022 com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade. A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.