(...) A grande inserção de crianças e adolescentes no ambiente digital reforçou um debate que médicos de crianças e adolescentes têm tido há décadas ao redor do mundo: quais os impactos do uso excessivo de telas na infância e na adolescência?
Para aprofundar a pesquisa no tema e propor soluções saudáveis no contato com a tecnologia, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desenvolveu o Grupo de Trabalho da Saúde Digital. Em 2019, o grupo, composto por profissionais especializados em pediatria e hebiatria (medicina de adolescentes), publicou o manual de orientação para médicos e pais “Menos Telas, Mais Saúde” que reúne dados e reflexões sobre o impacto do uso de telas no desenvolvimento da criança e do adolescente.
(...) “Quando as pesquisas sobre o tema já representavam um número expressivo, ao passo que o risco à saúde também aumentou com a difusão do uso das telas, vimos a necessidade, como profissionais da saúde, de formalizar um grupo de trabalho científico sobre saúde digital”, relembra a representante gaúcha no Grupo, Susana Estefenon.
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na adolescência...
06/05/2025 , 13:48PED CAST SBP | Asma em Crianças (6 de maio - Dia Mundial da Asma)...
05/05/2025 , 10:55“Infectologia e imunização também são cláusulas pétreas da pediat...
05/05/2025 , 10:35Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39DC de Imunologia Clínica da SBP publica série de vídeos sobre Err...
02/05/2025 , 14:37SBP divulga documento sobre mudanças climáticas e orientações par...
02/05/2025 , 14:25