O Jornal de Pediatria (JPed), periódico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), figura entre os melhores periódicos científicos do País e do mundo, de acordo com novo ranking organizado pelo CiteScore, da base de dados Scopus. O resultado, divulgado no começo de junho, mostra que, em 2021, o JPed passou a ocupar a 63ª posição entre 298 periódicos da área Pediátrica. Em 2020, sua posição era a de 80ª entre 294 periódicos.
O índice leva em consideração o número de citações que um artigo obtém em outras revistas acadêmicas durante o período de quatro anos. O percentil ocupado pelo JPED em 2021 é 79, enquanto em 2020 era 72. “Seu cálculo é feito com base no número total de citações de um artigo de acordo com os dados da Scopus, ao passo que o CiteScore Percentile indica a posição de um periódico em comparação com outros em uma determinada área do conhecimento: no nosso caso, pediatria, neonatologia e saúde infantil”, explica o editor-chefe do JPed, dr. Renato Procianoy.
O acervo do banco de dados da Scopus é composto por mais de 20 mil títulos, entre revistas científicas e técnicas. Com mais esse avanço, o periódico confirma seu destaque não só no âmbito nacional, mas também internacional. “O fator de impacto CiteScore da Scopus apontou crescimento de 27% em relação ao índice do ano anterior, passando de 3,3 em 2020, para 4,2, em 2021. Dessa forma, no cenário das revistas pediátricas internacionais consideradas as mais importantes, a nossa colocação é muito satisfatória e é uma conquista de toda a comunidade acadêmica pediátrica brasileira”, enfatiza.
Esse aumento, explica dr. Procianoy, se deve ao trabalho conjunto de pesquisadores, revisores, Conselho Editorial e Diretoria da SBP ao longo dos anos. “O bom desempenho do JPed aconteceu porque estamos conseguindo selecionar os melhores artigos e que realmente interessam aos pesquisadores. Mas além do esforço e da dedicação da equipe editorial, também temos tido o suporte das diretorias da SBP, que constantemente promoveram investimento na área de publicações científicas”, disse.
HISTÓRICO – O JPed é uma publicação bimestral em circulação desde 1934, que abrange inúmeras áreas da Pediatria. Desde 2016, produz um suplemento anual com artigos de revisão para atualização dos pediatras, além das seis edições bimensais.
Com 87 anos de tradição, o periódico é dividido em quatro seções – Editoriais; Artigos de revisão; Artigos originais e Cartas ao editor – e tem entre seus objetivos contribuir de forma sistemática para a elevação do padrão da prática pediátrica e do atendimento médico especializado em crianças e adolescentes.
Entre suas fontes de indexação estão a Index Medicus/MEDLINE, SciELO, EMBASE/Excerpta Medica, Medical Research Index, University Microfilms International, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sociedad Iberoamericana de Información Científica (SIIC) Data Bases, Science Citation Index Expanded, Journal Citation Reports/Science Edition, Web of Science.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53