Publicado em 04 de abril de 2018 – por Sergio Vieira
A licença-maternidade para celetistas deve passar de 120 para 180 dias. Esta foi a proposta aprovada nesta quarta-feira (4) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Por tramitar em regime terminativo, o projeto (PLS 72/2017) segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
O relator Paulo Paim (PT-RS) ressaltou que o período de seis meses dedicado à amamentação exclusiva é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ele citou bons resultados que no seu entender já vem obtendo o programa Empresa Cidadã, que concede benefícios fiscais para empresas que já ampliam a licença-maternidade das funcionárias para 180 dias.
Paim também disse que o aumento da licença-maternidade possui respaldo científico, além de ser o melhor para o país economicamente.
— De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês que ficam seis meses ao lado da mãe têm reduzidas as chances de contrair pneumonia, desenvolver anemia e sofrer com crises de diarreia. O Brasil gasta somas altíssimas por ano para atender crianças com doenças que poderiam ser evitadas, caso a amamentação regular tivesse acontecido durante estes primeiros meses de vida — argumentou.
Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45Maio Roxo: GT sobre Doenças Inflamatórias Intestinais alerta para...
15/05/2025 , 12:02