A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, participará nesta quinta-feira (6) da live realizada pela Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) a partir das 17h. O objetivo do encontro virtual é discutir novos perfis de liderança e o papel do líder no atual momento. A conversa também contará com a presidente da Soperj, dra. Katia Telles Nogueira. A transmissão será feita pelo Instagram @soperj.
As médicas contarão os desafios que enfrentam como presidentes da Soperj e SBP nesse momento tão delicado da pandemia do novo coronavírus, falarão sobre o preconceito contra as mulheres em postos de comando e quais as habilidades necessárias de um líder moderno.
“Atualmente, as médicas já são cerca de 40% dos profissionais da Medicina brasileira. No ritmo registrado, em oito anos devem representar a mesma proporção de homens. Hoje, já respondem pela maioria entre os médicos com menos de 29 anos de idade e em 13 das 52 especialidades”, frisa dra. Luciana.
Recentemente, em artigo publicado na Revista APM, dra. Luciana foi categórica ao dizer que a ‘femininização’ não é monopólio brasileiro e cita o levantamento realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O estudo revela que as mulheres passaram a ter maior representatividade em 30 países do bloco. Foram de 28% do total de médicos, em 1990, para 38%, em 2005.
A presidente da Soperj, dra. Katia Telles, diz que cada vez mais as mulheres estão ocupando postos de comando em diversos setores e revelando um novo perfil de liderança. “Com a saúde não poderia ser diferente. A pandemia mostrou a coragem, competência e equilíbrio das mulheres para enfrentar a maior crise sanitária deste século. Países bem-sucedidos no combate à covid-19 tiveram mulheres à frente de estratégias que fizeram a diferença para mitigar os danos causados pelo novo coronavírus”, enfatiza.
Serviço:
O quê: Live sobre Liderança Feminina
Quando: 6 de agosto, às 17h
Onde: Instagram da @soperj
Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56Como estão emocionalmente os nossos adolescentes? Alerta aos Pedi...
29/04/2025 , 14:56PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:42