Lideranças da pediatria inauguram placa comemorativa em homenagem à fundação da SBP

“É emocionante recordar a história da Sociedade Brasileira de Pediatria nesse local fabuloso”. Com essas palavras, a presidente da SBP, dra. Luciana Silva, realizou a inauguração da placa comemorativa pela fundação da entidade, no Edifício Solar, local que abrigou a primeira sede da SBP. A homenagem aconteceu no último dia 13 de dezembro e contou …

placa-comemorativa1
Da esquerda para a direita: drs. Edson Liberal, Reinaldo Menezes, Júlio Dickstein, Luciana Silva, Dias Rego e Sidnei Ferreira

“É emocionante recordar a história da Sociedade Brasileira de Pediatria nesse local fabuloso”. Com essas palavras, a presidente da SBP, dra. Luciana Silva, realizou a inauguração da placa comemorativa pela fundação da entidade, no Edifício Solar, local que abrigou a primeira sede da SBP. A homenagem aconteceu no último dia 13 de dezembro e contou ainda com a presença dos drs. Edson Liberal, 2º vice-presidente, Sidnei Ferreira, secretário-geral, e dos membros da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), drs. Reinaldo Menezes Martins, representando o dr. José Martins Filho, presidente da ABP, José Dias Rego e Júlio Dickstein.

placa-comemorativa2A SBP começou suas atividades em prol da saúde das crianças e dos adolescentes em julho de 1910, por iniciativa do dr. Fernandes Figueira, na cidade do Rio de Janeiro. O edifício Solar – tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, onde hoje está o Centro de Convenções SulAmérica – é uma construção de 1869, que em 1907 foi totalmente reconstruída e adaptada para abrigar o Hospital das Crianças, da Santa Casa de Misericórdia, sendo o pioneiro da SBP o primeiro diretor da policlínica.

Para o dr. Reinaldo Menezes Martins, secretário da ABP, resgatar a história ajuda na compreensão dos acontecimentos e da sua evolução, ao mesmo tempo em que se percebe melhor o que falta fazer para a classe pediátrica, as crianças e adolescentes no seu contexto familiar e social. “Pensávamos que esse prédio tivesse sido demolido com as obras da Cidade Nova. O descobri por acaso, no ano passado, e pesquisei até ter certeza de que se tratava, de fato, do ‘Solar’, a primeira sede da nossa entidade, que ali funcionou até 1928”, informa o dr. Reinaldo.

Segundo o dr. Júlio Dickstein, homenageado na última edição do Fórum ABP, realizado em setembro, no Rio, esse é um momento histórico em sua vida, sobretudo “por estar nesse ambiente que foi o início da pediatria no Brasil”, destaca o médico que dedicou 67 anos de sua vida à profissão, exercendo o cargo de presidente da SBP, em 1974/1975, e primeiro coordenador dos Fóruns da Academia, função que ocupou até 2014.