Livro 'Condutas Pediátricas no Pronto Atendimento e da Terapia Intensiva' será transformado em curso da SBP

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, dra Luciana Rodrigues Silva, acompanhada da dra. Luanda Flores da Costa, informou na tarde desta quarta-feira (9), em Porto Alegre, que os temas do livro 'Condutas Pediátricas no Pronto Atendimento e da Terapia Intensiva', deverão inspirar a criação de cursos a serem promovidos pela SBP. O anúncio foi feito na abertura de uma concorrida sessão de autógrafos de lançamento da segunda edição do livro, durante a realização do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria. 

"A intenção é levar aos pediatras reflexões e condutas atualizadas de forma bem didática", explicou a dra Luciana. A obra apresenta textos de 61 autores, abordando temas como a assistência pediátrica no pronto atendimento e na unidade de terapia intensiva, abuso de substâncias psicoativas, anafilaxia, bronquiolite, entre outros.

Os capítulos foram revistos, atualizados e apresentam temas, segundo a dra. Luciana, mais frequentes no Pronto Atendimento e na Terapia Intensiva, para que os pediatras brasileiros reflitam sobre as principais condições de doenças e adotem condutas pediátricas mais eficientes. A obra inclui análise de cases e indicação de procedimentos, alguns contendo fluxogramas didáticos para solução de casos.

 “Os pediatras do Pronto Atendimento e da Terapia Intensiva têm particularidades, pois lidam com pacientes e seus familiares em situações de urgência e emergência, e necessitam ter uma interlocução com médicos especialistas de diversas áreas. As consultas podem ser por queixas simples ou complexas, mas sempre requerem interlocução detalhada com o paciente e minucioso exame físico para a realização de boa formulação diagnóstica e coleta de exames feita de modo racional, a fim de o tratamento ser adequado e preciso”, explica a presidente da SBP, dra. Luciana Silva. 

Para dra. Luanda Flores, os pediatras devem ter treinamento periódico para identificar rapidamente os sinais de piora e realizar os procedimentos necessários. “Muitas situações que ocorrem nestes ambientes representam um desafio para os pediatras, que, se bem preparados, lidarão de forma adequada com os pacientes, suas famílias e os profissionais de saúde da equipe”, ressalta.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520