Na próxima sexta-feira (28), durante o XIX Congresso Catarinense de Pediatria, em Blumenau (SC), será lançado o livro “Hospital Infantil Joana de Gusmão – Pediatria: orientação diagnóstica e terapêutica” (Editora Unisul). A publicação foi coordenada pelos drs. Denise Bousfield da Silva, presidente do Departamento Científico de Oncologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Murillo Ronald Capella, cirurgião pediátrico; e Nilzete Liberato Bresolin, presidente do DC de Nefrologia da SBP.
Com mais de mil páginas e 193 autores, o livro é divido em 28 Seções e possui 189 capítulos. O prefácio é assinado pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. “Esta bela obra irá atravessar as fronteiras catarinenses e chegar a todos os recantos do país, compartilhando o conhecimento e a experiência com os pediatras de todas as regiões”, disse.
A obra aborda o reflexo da assistência integral à criança e do ensino da pediatria no estado de Santa Catarina. “O livro tem foco nas orientações diagnósticas e terapêuticas atualizadas das afecções pediátricas a partir do olhar de especialistas em pediatria com habilitação nas diferentes áreas, abrangendo desde o período neonatal até a adolescência”, enfatiza a dra. Nilzete Bresolin que, como os coautores, atua no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG).
O HIJG desenvolve atividades na área de ensino, pesquisa e extensão em parceria com Universidades, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o que possibilita o ensino de pediatria em nível de graduação, e de pós-graduação nos programas de residência médica em pediatria, neonatologia, nutrologia, oncologia, hematologia, entre outros. O Hospital disponibiliza ainda espaço para capacitação das equipes multidisciplinares.
De acordo com a presidente do DC de Nefrologia da SBP, a publicação é direcionada a todos os médicos que atuam no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes, assim como aos médicos residentes e estudantes de medicina, pois é amplo e traz discussões acerca de todas as especialidades.
Segundo ela, “é de extrema importância que o pediatra tenha um livro didático com atualização em opção diagnostica e terapêutica das diversas especialidades da pediatria. Por isso, a obra possui importante relevância em nossa área”.
Além disso, outro ponto que destaca na publicação é o item “Como eu faço”, presente em todos os capítulos, que visa informar, com base em evidências científicas (sempre que disponíveis) ou em estudos publicados, os passos a serem seguidos para diagnosticar e tratar pacientes pediátricos.
A obra traz ainda abordagem sobre assuntos das diversas especialidades pediátricas como hipertensão arterial; lesão renal aguda; infecção urinária; nutrição no primeiro ano de vida; nutrição em situações especiais; distúrbios imunológicos; os quadros de hipersensibilidade brônquica, entre outros.
Resultado final das eleições para a diretoria da SBP: a chapa “SB...
09/05/2025 , 18:53CANP 2025: inscrições abertas para todo o Brasil
09/05/2025 , 12:1023º Infectoped e 18º Simpósio Brasileiro de Vacinas discutem avan...
09/05/2025 , 12:09PRN-SBP capacitará cerca de 1,4 mil profissionais de saúde no Par...
09/05/2025 , 11:58Impacto do esporte e a atividade física sobre o crescimento e des...
08/05/2025 , 11:15Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na adolescência...
06/05/2025 , 13:48