Livros voltados à Medicina do Adolescente são lançados em Congresso da especialidade em São Paulo

Dois lançamentos de livros voltados à saúde dos adolescentes foram lançados nesta sexta-feira (24) no 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, em São Paulo (SP). Na parte da manhã, no estande da Manole Editora, responsável pela publicação, foi lançado o “Manual de Adolescência”, coordenado pela dra. Alda Elizabeth Boehler Ingelsias Azevedo e dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato.

De acordo com a dra. Alda Elizabeth, que também é presidente do DC de Adolescência da SBP, o livro é destinado a pediatras, estudantes, residentes e profissionais que atuam na área de Adolescência. Todos os assuntos são abordados de forma extremamente prática e atualizada. “São abordados temas como desenvolvimento craniofacial, uso de suplementos, isotônico e anabolizantes, e uso abusivo das tecnologias da informação”, elenca.

A obra é composta por artigos escritos por membros do DC de Adolescência e envolve textos teóricos e práticos. “Foi um livro construído aos poucos e com bastante atividade prática voltada aos pediatras que atendem aos adolescentes. Porém, é um livro voltado a outros profissionais de saúde que também cuidam dessa faixa etária, como enfermeiros, psicólogos, entre outros”, explica dra. Alda Elizabeth.

A dra. Kelen Trotti, de Americana, interior de São Paulo, foi uma das médicas especialistas em adolescentes que adquiriu o livro. Para ela, todos os que cuidam da saúde dos adolescentes necessitam de constante atualização. “Muitos acham que a Medicina do Adolescente é nova, porém é algo que já existe há trinta anos ou mais. O adolescente vive em constante mudança e traz novidades para nós e novas experiências. Adquirir um conglomerado de artigos, produzidos por renomados profissionais da área, nos faz renovar a prática diária de atendimento”, observa.

FUNDAMENTOS – À tarde, foi lançado outro livro com foco na saúde dos adolescentes, intitulado "Medicina do Adolescente - Fundamentos e Práticas". A publicação foi editada pela dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle, presidente do 15º Congresso de Adolescência; dra. Flávia Calanca da Silva; dra. Aline Maria Luiz Pereira; dra. Rosa Maria Eid Weiler; dra. Sheila Rejane Niskier; e dra. Teresa Helena Schoen. Conta com 99 colaboradores, 80 capítulos, 12 partes e um total de 648 páginas.

A obra tem como proposta refletir sobre problemas mais comuns da adolescência e contribuir com uma abordagem atualizada sobre essas questões. Seu público-leitor é formado por pediatras gerais e especialistas em Medicina do Adolescente, puericultores, médicos de família, psicólogos e outros profissionais de saúde, além de profissionais da área de Humanas, que atuam nesta interface com adolescentes.

“Essa é uma fase em que a curiosidade e sentimentos surgem pelo corpo e pela vida. Essa curiosidade é propiciada pelo desenvolvimento do grande potencial endócrino e fisiológico, próprio dessa faixa etária, do desejo contestador pela independência e poder”, destaca a dra. Maria Sylvia.

Segundo ela, a família, a escola e a sociedade desempenham um papel fundamental, sobretudo, em situações críticas como gravidez imprevista, violência, consumo de drogas e a visão estereotipada dos problemas do adolescente distante. “Este livro oferece generoso conteúdo para reflexão, aprendizado, aprofundamento sobre o pensar do adolescente. Seu caráter multidisciplinar, com visões distintas de diversos especialistas, favorece muito a compreensão globalizada do que poderíamos denominar fenomenologia psicológica, morfológica, fisiológica e existencial do adolescente, com reflexos sobre o estilo e qualidade de vida”, finaliza.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520