Autora do prêmio fala sobre atuação do professor Nelson Barros
Com o objetivo de estimular as pesquisas científicas em pediatria, o prêmio Professor Nelson Barros foi proposto à Sociedade Baiana de Pediatria pela professora da Universidade Federal da Bahia, Luciana Rodrigues Silva, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Professora Luciana começou seu discurso agradecendo ao presidente da Sobape, Fernando Barreiro, a realização da solenidade, “que enaltece a atuação de cada pediatra e cada membro da sociedade que dedica tempo e esforço para que o conhecimento e o aperfeiçoamento sejam compartilhados”.
A importância dos times para o sucesso de qualquer trabalho também foi assinalada pela pediatra, que propôs o prêmio porque acredita que o maior presente que se pode receber de uma pessoa são seus ensinamentos. “Professor Nelson é um exemplo maior que precisa ser revisitado muitas vezes”.
Líder
A autora da honraria disse que professor Nelson aproveitou sua coragem e inteligência para espalhar generosidade e ensinar aos jovens médicos como cuidar bem de seus pacientes. “Intuitivamente tornou-se um líder, aproximando novos talentos e expandindo o serviço, exercendo sempre uma interlocução franca e sadia entre seus pares”, pontuou.
A atuação do professor Nelson na faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, na Sobape, na SBP e na Academia Brasileira de Pediatria também foi citada. “Professor Nelson modificou a sociedade de pediatria em nosso estado, criando novas diretrizes e levando a Bahia para o cenário nacional da SBP, carregando consigo os mais jovens para essa atividade associativa extremamente rica”.
Dra. Luciana parabenizou os jovens médicos premiados e disse que só um bom professor pode despertar nos alunos o desejo de aperfeiçoamento constante. “O médico e o professor de medicina trabalham com o que temos de mais precioso – a esperança, e o pediatra trabalha com o que temos que mais importante – as crianças”, comparou.
Por Ana Cristina Barreto
Assessoria de Imprensa da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape)
Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.
CAPCO 2025 reúne quase 500 participantes e inova com simulação re...
30/06/2025 , 14:10Impacto cada vez maior: novos resultados do JPED reforçam trajetó...
01/07/2025 , 13:31Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57Livro “Endocrinologia Pediátrica - 2ª edição” é lançado durante X...
24/06/2025 , 13:57Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38