'Manual de Adolescência' aborda temas sobre saúde física e mental de crianças e adolescentes

Preocupadas com as consequências nefastas do novo estilo de vida, que passa pela fragmentação das famílias, relações insuficientes de afeto e o consequente isolamento dos indivíduos, as dras. Alda Elizabeth Iglesias Azevedo e Lígia Fátima Nóbrega Reato editaram o 'Manual do Adolescente'. O livro, lançado nesta sexta-feira (11), durante o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, é direcionado a pediatras, estudantes, residentes e profissionais com atuação na área da Adolescência, e reúne estudos sobre saúde física e mental de crianças e adolescentes.

Segundo as duas pediatras, houve a percepção de que os especialistas precisam se preparar para atender uma demanda cada vez mais crescente em consultórios e emergências: os problemas psicossociais. "Não adianta só tratarmos a saúde física e não tratarmos a saúde mental", resume a dra. Alda Elizabeth, presidente do Departamento Científico de Adolescência da SBP. Para ela, é cada vez mais urgente que os pediatras ampliem seu vínculo com os pacientes. "Isto é fundamental para que os diagnósticos identifiquem a gravidade de problemas e o consequente encaminhamento a outros especialistas", aponta ela.

Já a dra. Lígia Reato enfatiza que o quadro que se apresenta é grave. "Nós precisamos estar preparados para falar abertamente sobre depressão e suicídio, dois temas que estão postos diariamente nos nossos consultórios - com sinais que podemos e devemos identificar nas consultas - e nos pronto-atendimentos e hospitais", relata. A taxa de depressão e suicídio entre adolescentes, relata, “estão crescendo de forma muito preocupante”.

O 'Manual do Adolescente' propõe também, de forma prática, a atualização de temas como desenvolvimento do craniofacial, uso de suplementos, isotônico, anabolizantes e o uso abuso das tecnologias - resultando no que os especialistas já denominam de "telite”.

A obra é composta por artigos escritos por membros do DC de Adolescência e envolve textos teóricos e práticos. “Foi um livro construído aos poucos e com bastante atividade prática voltada aos pediatras que atendem aos adolescentes. Porém, é um livro voltado a outros profissionais de saúde que também cuidam dessa faixa etária, como enfermeiros, psicólogos, entre outros”, explica dra. Alda Elizabeth.

“O adolescente vive em constante mudança e traz novidades para nós e novas experiências. Adquirir um conglomerado de artigos, produzidos por renomados profissionais da área, nos faz renovar a prática diária de atendimento”, observa

Veja aqui como adquirir o Manual.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520