A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançará, no próximo 27 de julho, dia do pediatra, um manual de orientação para crianças, pais, educadores e pediatras com informações necessárias para estimular a pratica de atividades físicas. Como escolher a atividade física adequada e a idade recomendada para começar a pratica de esportes serão algumas das orientações encontradas na cartilha.
A proposta do manual surgiu como um desdobramento da conferência “Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência”, que a SBP promoveu, em Salvador, com um dos maiores especialistas mundiais sobre o tema, o português Jorge Mota, doutor em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto, em Portugal.
“O evento foi enriquecedor. Queremos decretar o fim da inatividade. Mais do que exercícios em academias e aulas, queremos estimular as crianças e adolescentes a colocarem atividades em suas rotinas. É trocar o elevador pela escada ou mesmo não esperar parado na escada rolante”, explicou Ricardo Barros, coordenador do Grupo de Trabalho de Atividade Física da SBP.
A iniciativa da SBP não poderia ser mais oportuna. A pratica de atividades físicas é fundamental para combater um dos maiores inimigos da saúde: a obesidade. E o Brasil acaba de firmar com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o compromisso de atingir metas para frear o aumento da obesidade infantil. O compromisso foi firmado durante o Encontro Regional para enfrentamento da Obesidade Infantil, em Brasília, em março.
A Representante substituta da OPAS/OMS no Brasil, Mónica Padilla, lembrou durante o evento da OMS, que o excesso de peso tem aumentado em toda a América Latina e Caribe, com um grande impacto na vida das crianças. “A prevalência de meninas e meninos menores de cinco anos com sobrepeso e obesidade aumentou nos últimos 15 anos, afetando atualmente 3,9 milhões de crianças da região. A maioria delas, para ser mais precisa, 2,5 milhões de crianças, está aqui na América do Sul”, afirmou.
Para a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, esse trabalho resulta do compromisso da entidade e dos especialistas com a saúde da população pediátrica. “Nossas ações têm esse objetivo maior: oferecer todos os subsídios para que os pediatras brasileiros possam contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento das gerações que serão o futuro do País”.
Segundo ela, a organização desse grupo e a criação de mecanismos para estimular a atividade física junto às crianças e adolescentes, bem como entre os pais e os próprios pediatras, era um objetivo da atual gestão. “Queremos trabalhar para que todos sejamos mais ativos!”, completou.
Nota de pesar: dr. Lauro Monteiro Filho
23/10/2025 , 09:24
Riscos e Abordagem Clínica da Intoxicação por Metanol
23/10/2025 , 08:20
De olho na COP30, III Fórum de Saúde do Escolar e Meio Ambiente d...
23/10/2025 , 15:42
INFORME SBP: resultado do processo de seleção para o cargo de edi...
21/10/2025 , 15:35
RP Convida entrevista a presidente do DC de Desenvolvimento e Com...
21/10/2025 , 08:52
PED CAST SBP: "Dividir a cama com nossos pets é uma boa ideia?"
20/10/2025 , 11:15