Publicado em 29 de março de 2021
Circula no Facebook e no WhatsApp um artigo que diz que 30% das pessoas vacinadas contra a covid-19 morrerão nos próximos meses devido a um fenômeno imunológico chamado “realce de anticorpos dependentes”, identificado pela sigla em inglês ADE. A afirmação falsa e alarmista é atribuída a uma médica americana conhecida por disseminar discursos antivacina.
(...) Segundo o dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ADE foi uma preocupação inicial no desenvolvimento dos imunizantes, devido aos resultados de estudos antigos com outros coronavírus em modelos animais. No entanto, atualmente representa uma “hipótese praticamente descartada”.
“Nenhuma das vacinas de covid demonstrou esse risco, nem a infecção natural”, pontuou Kfouri. “Se houvesse riscos, [o ADE] não aconteceria só com as vacinas. Uma pessoa que contraísse covid-19 novamente teria uma infecção potencializada pelos anticorpos”.
Desafios Atuais para a Vacinação no Brasil: uma análise crítica e...
18/12/2025 , 08:19
PRN-SBP realiza capacitação inédita para parteiras tradicionais x...
18/12/2025 , 08:00
SBP e outras sociedades de especialidades aderem à iniciativa do ...
16/12/2025 , 13:49
SBP lança hotsite com informações sobre a campanha de reinserção ...
16/12/2025 , 08:40
PEDCAST SBP: "Seletividade alimentar: dicas para ajudar seu filho...
15/12/2025 , 11:41
Confira os aprovados para Área de Atuação em Neonatologia
15/12/2025 , 11:29