Publicado em 02 de agosto de 2021.
Sete em cada dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Outros três em cada dez não constataram esse problema entre pacientes. A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. O estudo foi realizado em abril e junho deste ano.
(...) Quase todos os profissionais ouvidos (98,6%) disseram que a redução do tempo gasto em telas (como celular, televisão e videogames) pode ajudar no caso de crianças míopes. Seis em cada dez entrevistados defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o tema.
A SBP orienta que seja evitada a exposição de menores de dois anos a telas, mesmo que passivamente. Para crianças entre dois e cinco anos, o limite deve ser de uma hora de tela, com supervisão. Para a faixa entre seis e dez anos, o tempo não deve ser superior a duas horas, também com supervisão.
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16