Com o objetivo de instrumentalizar os pediatras, os obstetras e as famílias sobre a consulta pediátrica pré-natal, a coordenadora do Programa de Gestão de Consultório da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Normeide Pedreira dos Santos França, lançou recentemente o livro “A Consulta Pediátrica Pré-Natal – um guia para antecipar condutas preventivas”, pela Editora Atheneu. A obra conta com o prefácio escrito pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, e com a apresentação da infectologista pediátrica dra. Regina Célia de Menezes Succi.
Segundo a dra. Normeide, a necessidade de escrever esse livro surgiu após muitas pesquisas e a percepção da defasagem na literatura sobre a consulta pediátrica pré-natal, tanto para os pediatras quanto para os obstetras. Segundo ela, o livro é o único atualmente a tratar sobre o tema, que é de altamente relevante para os especialistas envolvidos no nascimento da criança.
“A consulta deve ocorrer no terceiro trimestre da gravidez e tem como objetivo intervir precocemente na saúde do bebê. A saúde da gestante está muito ligada à da criança, então, a consulta é para iniciar as orientações preventivas. Por ser um tema mais recente, os pediatras têm tido dificuldades em fazer as consultas justamente por falta de literatura que oriente sobre como manejá-las. Além disso, muitos obstetras desconhecem essa indicação de encaminhar suas gestantes para o pediatra no último trimestre”, explica.
De acordo com a especialista, a realização dessa consulta também é importante para o pediatra de sala de parto, porque este já receberá o bebê sabendo se há algum risco ou se há alguma previsão de complicação. Além disso, permite que os pais tenham mais orientações, por exemplo, sobre o aleitamento materno. “Um dos problemas que temos em relação à amamentação está relacionado a uma orientação deficiente sobre o assunto no pré-natal. Com a consulta pediátrica pré-natal, o pediatra estará auxiliando o obstetra na explicação sobre aleitamento materno”, enfatiza a dra. Normeide.
A presidente da SBP parabenizou a autora pelo excelente trabalho e enfatiza a importância da obra para o aperfeiçoamento dos pediatras brasileiros. “Esse livro surge em um momento extremamente oportuno, quando lutamos para ampliar a atuação do pediatra na atenção primária, secundária e terciária em todos os cenários nos quais as crianças e os adolescentes sejam assistidas. Além disso, enfatiza a importância da consulta com o pediatra no pré-natal, período fundamental para que sejam iniciadas as orientações preventivas para os pais quanto à sua relação com a criança que vai nascer”, disse.
PRINCIPAIS TEMAS – Com uma linguagem não-técnica e bem objetiva, a publicação também se torna uma ferramenta para consulta das famílias, pois aborda assuntos como a escolha do tipo de parto; a escolha da maternidade; o transporte seguro; os cuidados iniciais com o bebê; a importância dos testes de triagem neonatal como teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho; entre outros.
Além disso, a publicação traz questões como más formações congênitas e como orientar as famílias nesses casos; a nutrição da gestante e a relação com o futuro do bebê; a atuação do pediatra na sala de parto; orientações sobre o transporte seguro; entre outros. Ao final, há um roteiro prático para o pediatra realizar consulta e modelos de relatório para envio aos obstetras e pediatras de sala de parto após a consulta de avaliação para se basearem.
SBP AmamentAÇÃO 2025: já está no ar a 31ª edição
26/09/2025 , 17:23PRN-SBP qualifica 338 profissionais em reanimação neonatal no Nor...
26/09/2025 , 13:48SBP leva cursos de reanimação neonatal e transporte de recém-nasc...
25/09/2025 , 08:39Primeiro Fórum Regional da SBP reúne profissionais do Sudeste par...
24/09/2025 , 08:42SBP, ASBAI e SBIm emitem posicionamento contra o fim da vacina pn...
19/09/2025 , 15:30Doenças Gastrintestinais Eosinofílicas
23/09/2025 , 07:59