Membro da diretoria da SBP toma posse na Academia Pernambucana de Medicina

A editora associada do Jornal de Pediatria (JPed) e integrante do Grupo de Trabalho sobre Metodologia Científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Giselia Alves Pontes da Silva, foi empossada na Academia Pernambucana de Medicina. Durante o cerimonial, realizado na noite da última quarta-feira (19), por meio de plataforma virtual, a especialista assumiu a cadeira nº 11, que tem como patrono o dr. José Correia Picanço.

Conforme destacou a dra. Giselia Alves, o aceite de seu nome entre tantos candidatos é motivo de grande honra. Na avaliação da pediatra, os sentimentos de gratidão e responsabilidade podem resumir o valor de integrar uma instituição cuja missão é preservar a memória da atividade médica e disseminar o conhecimento científico em Pernambuco.

“Neste ano, a Academia Pernambucana de Medicina completa 50 anos de fundação. Constar como membro dessa entidade tão relevante representa um verdadeiro privilégio, uma vez que terei a possibilidade de aprender com os ilustres professores e, ao mesmo tempo, realizar um trabalho adequado em prol da saúde no Estado”, afirmou.

Na oportunidade, os médicos Sandra da Silva Mattos e José Guido Corrêa de Araújo também foram nomeados acadêmicos, assumindo as cadeiras nº 8 e nº 32, respectivamente.

HISTÓRICO – Formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1973, dra. Giselia Alves realizou mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente também pela UFPE, em 1982, e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (USP), em 1991. Com mais de 45 anos de experiência, a dra. Giselia Alves atua como professora titular de Pediatria do Centro de Ciências Médicas da UFPE e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da mesma instituição.

No campo acadêmico, a especialista foi responsável por introduzir a gastroenterologia pediátrica em Pernambuco, nos meados da década de 1990. Atualmente, os dois centros formadores que oferecem a Residência Médica nessa área – Hospital das Clínicas da UFPE e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) – são coordenados por ex-orientandas de pós-graduação da professora.