Membro do DC de Adolescência da SBP ministrará conferência em evento sobre brincadeiras perigosas na internet, no Ceará

Nesta terça-feira (5), a dra. Evelyn Eisenstein, integrante do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ministrará a palestra “Saúde na rede” durante o Seminário “Brincadeiras perigosas: o impacto da vida digital para crianças e adolescentes”, em Fortaleza (CE). A aula faz parte da Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre Brincadeiras Perigosas e é realizado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará e o Instituto DimiCuida.

Outras palestras sob a temática ocorrerão no mesmo dia. Entre os temas e expositores, estão: “O que são as brincadeiras perigosas, suas características e como são disseminadas no meio virtual”, com Demétrio Jereissati e Fabiana Vasconcelos, do Instituto DimiCuida; “O papel da família e da escola na educação digital de crianças e adolescentes”, com a dra. Camila Jimene, do Nethics Educação Digital; e “O marco civil da internet e seus desafios”, com o Dr. Caio César Carvalho Lima, da Ópice Blum.

ACESSE AQUI A PROGRAMÇÃO.

O evento será no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), no Centro Administrativo do Cambeba, das 8h30 às 17h, e reunirá profissionais de diversas áreas, sobretudo da educação e da saúde. O objetivo é debater e alertar sobre os perigos das brincadeiras perigosas difundidas na internet. Para participar, os interessados deverão se inscrever pelo formulário eletrônico: https://goo.gl/C5k3VV. As vagas são limitadas.

Em 2017, o governador Camilo Santana instituiu, no âmbito do Estado do Ceará, a Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de junho. A iniciativa está prevista na Lei nº 16.341/2017.

Entre as situações de risco abordados no Seminário estão os jogos de não-oxigenação, “brincadeiras” disseminadas na internet e praticadas por crianças e jovens do mundo inteiro que deixam sequelas, muitas vezes irreversíveis, ou levam ao óbito. O Instituto DimiCuida nasceu após um jovem de 16 anos perder a vida praticando o jogo do desmaio.

Visando preservar a vida de outros jovens, a instituição desenvolve pesquisas e estudos, mantendo uma troca permanente de informações com outras entidades do mundo. Já promoveu, em Fortaleza, dois Colóquios Internacionais sobre Brincadeiras Perigosas. Desenvolve uma agenda permanente de trabalhos de prevenção e conscientização para pais, crianças e jovens, além de profissionais das áreas de educação, segurança pública, do direito e de saúde.

SERVIÇO:

Data: 05 de Junho de 2018 (terça-feira)

Hora: 8h30 às 17h00

Local: Auditório do Seplag - Centro Administrativo do Cambeba - Av. Ministro José Américo, S/N - Cambeba, Fortaleza – CE

Inscrições: https://goo.gl/C5k3VV