Como parte das atividades de mobilização pelo Dia Nacional de Doação de Leite Materno (19 de maio), o dr. Moisés Chencisky, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), representou a entidade na cerimônia de lançamento da campanha "Doe leite materno. Ajude quem espera por você", do Ministério da Saúde.
A cerimônia de lançamento aconteceu na última sexta-feira (18), em São Paulo (SP), e contou também com o apoio da Rede Global de Bancos de Leite Humano (RBLH). A iniciativa tem como intuito incentivar a doação de leite humano e destacar a importância do ato para as crianças prematuras de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe.
ACESSE AQUI O SITE DA CAMPANHA
De acordo com o dr. Chencisky, toda mulher que está amamentando e produz um volume de leite além do utilizado pelo seu bebê é uma possível doadora. "Ela precisa apenas ser saudável e não usar medicamentos que atrapalhem o aleitamento. Basta procurar o banco de leite mais próximo, onde passará pelos protocolos de testagem e receberá orientações para realizar o procedimento", esclarece o pediatra.
As recomendações para a doação do leite materno incluem cuidados com a higiene pessoal antes da coleta, preparo do frasco onde o leite será depositado, como realizar a ordenha e armazenamento do produto. Apesar de pouco difundia, a prática tem relevância fundamental, pois um frasco de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos, já que em alguns casos um mililitro já é suficiente para a nutrição de bebês prematuros a cada vez que são alimentados.
No vídeo oficial da campanha, a atriz Sheron Menezzes – convidada como madrinha nessa edição –, ressalta a empatia entre as mães e o valor desse ato voluntário como fator decisivo para o pleno desenvolvimento dos recém-nascidos internados, mas que não podem ser alimentados diretamente por suas progenitoras. Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades públicas, entre elas, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
ANAMT – No mesmo dia, o dr. Chencisky participou, através de videoconferência, de reunião com representantes da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e do Ministério Público para a elaboração de projeto que visa a promoção da saúde da gestante e defesa de diretos em benefício do aleitamento materno.
Entre os principais tópicos discutidos estavam a defesa dos 180 dias de licença-maternidade para todas as mulheres, ampliação da licença-paternidade e direito à sala destinada para a coleta de leite no ambiente de trabalho. As discussões iniciadas pelo grupo serão retomadas no próximo encontro, previsto para acontecer em julho.
Manifestações Hepáticas das Doenças Inflamatórias Intestinais em ...
09/09/2025 , 11:23Para proteger crianças e adolescentes, SBP defende imposto seleti...
08/09/2025 , 10:56Especialista da SBP participa de evento sobre proteção de criança...
08/09/2025 , 10:48PEDCAST SBP: "Uso de fones de ouvido por crianças e adolescentes:...
08/09/2025 , 10:45PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44