O Hospital Municipal Jesus (HMJ), em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro, inaugurou um serviço inédito de atendimento especializado a crianças e adolescentes com até 18 anos com dor crônica. A Clínica da Dor pediátrica é voltada ao diagnóstico e tratamento dos diversos casos de dor crônica e de difícil controle. Este é o primeiro serviço pediátrico especializado em terapia da dor em hospitais públicos em todo o Estado do Rio de Janeiro.
O novo serviço, inaugurado na última segunda-feira (5) funciona em uma sala exclusiva, com atendimento ambulatorial e para a realização de procedimentos e infusão de medicamentos. Três médicos anestesiologistas especializados, dois psiquiatras e um enfermeiro formam a equipe de atendimento às crianças e orientações aos pais.
ATENDIMENTOS – Inicialmente, serão atendidos, em média, 12 pacientes por semana nos seguintes casos: controle de dor aguda pós-operatória; patologias crônicas (clínicas ou cirúrgicas) com dor de difícil controle; terapia intensiva em uso de sedativos e/ou opióides com difícil desmame ou síndrome de abstinência; solicitação de pareceres das equipes clínicas ou cirúrgicas.
A clínica também prestará atendimento ambulatorial para crianças com cefaleia crônica; doença musculoesquelética e síndromes miofasciais, como fibromialgia; patologias reumáticas; dor abdominal crônica; síndrome dolorosa complexa regional (espontânea ou pós-trauma); doenças hematológicas e oncológicas; dor crônica relacionada a cirurgias (coluna, membros, torácica); e dor neuropática.
"É mais um serviço de atenção especializada que o Hospital Jesus presta. O ambulatório nos permitirá atender aquele público que tem a dor crônica, que dura mais de três meses de duração", destaca a diretora do hospital, dra. Ariane Molinaro.
Segundo o chefe do serviço de anestesia, dr. Pedro Paulo Vanzilota, a Clínica da Dor pediátrica atende a uma antiga necessidade. "É um sonho que a gente está conseguindo realizar, pois há uma carência muito grande, e essa lacuna está sendo preenchida beneficiando as crianças", comenta.
FORMAÇÃO DE PEDIATRAS – Como o Jesus é um hospital de ensino, a Clínica da Dor funcionará também para a formação e treinamento de outros pediatras na especialização, como o desenvolvimento de projetos de pesquisa, o que vai contribuir para o aprimoramento técnico-científico do serviço. Além disso, permitirá o intercâmbio nas áreas de ensino e pesquisa com grandes centros de referência na área, como o Center for Excellence in Pediatric Regional Anesthesiology (Seattle), o Children’s Hospital da University of Washington e a Cl& iacute;nica de Dor do Lucile Packard Children’s Hospital, da Stanford University (Califórnia), todos nos Estados Unidos.
Inaugurado em 30 de julho de 1935, o HMJ, que completará 83 anos de serviços públicos prestados à população infantojuvenil na cidade do Rio de Janeiro, foi certificado, em 2015, como Hospital de Ensino pelo MEC/Ministério da Saúde. A instituição foi uma das precursoras da Residência Médica em Pediatria no País e teve seu primeiro grupo de médicos residentes em 1958. (Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde).
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16