Na abertura do 15º Alergoped, a presidente da SBP destaca avanços científicos da área

A ampliação da produção científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em especial na área de Alergia e Imunologia Pediátrica, assim como a aproximação da entidade junto aos pediatras de todas as 27 filiadas, foram alguns dos pontos enfatizados pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, nesta quinta-feira (11), durante a solenidade de abertura do 15º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Alergoped), em Foz do Iguaçu (PR).

Conforme ressaltou no discurso, todas as ações promovidas pela atual gestão tiveram como base uma atenta escuta às aspirações dos pediatras brasileiros. “A diretoria executiva da SBP entende que a Sociedade é dos pediatras. Nos últimos três anos, ao percorrer diversos lugares do Brasil, constatei com convicção que, a partir da união, podemos avançar e enfrentar os grandes desafios que nos são impostos todos os dias. Acima de tudo, tenho confiança nos nossos especialistas, que apesar das dificuldades do trabalho, fazem uma assistência a crianças e adolescentes com contundente devoção”, disse.

Na ocasião, a presidente da SBP também comentou a mudança na periodicidade dos concursos de Área de Atuação realizados pela entidade, que em todas as suas especialidades passaram a ser oferecidos anualmente. Além disso, ressaltou a relevância do Certificado de Área de Atuação em Alergia e Imunologia, que hoje constitui o terceiro maior concurso de título da SBP, figurando atrás apenas do Título de Especialista em Pediatria (TEP) e do Certificado de Área de Atuação em Neonatologia Pediátrica (TEN).

INTERLOCUÇÃO - Outro ponto destacado foi a ampliação da interlocução entre a SBP e outras sociedades de especialidade, sobretudo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). Recentemente, as entidades elaboraram em parceria diferentes documentos científicos, como as Diretrizes para sibilância e asma no pré-escolar, lançada em dezembro de 2019.

Em sua fala, o presidente do 15º Alergoped e membro do Departamento Científico de Alergia da SBP, dr. Herberto Chong, ressaltou a excelência e a tradição paranaense – com cerca de 40 anos –, na formação de alergistas e imunologistas pediátricos, bem como o trabalho e a dedicação empenhados pela Comissão Organizadora para o evento.

“Vivemos um momento de reencontro do Alergoped com a academia, capitaneado pela gestão da dra. Luciana Silva. Trabalhamos muito para trazer aos pediatras uma programação abrangente, que possibilite discutir desde assuntos simples da Atenção Primária até a medicina personalizada. Teremos no Alergoped professores da Argentina, Peru, Colômbia e Portugal, assim como 73 palestrantes nacionais. Desse total, 62% são doutores e responsáveis por 87% das aulas ministradas”, afirmou.

HOMENAGEM - Na oportunidade, ocorreu ainda uma homenagem à memória da dra. Cristina Miuki Abe Jacob, renomada alergista pediátrica que faleceu em março deste ano. Num discurso emocionado, dr. Antônio Pastorino, do Departamento Científico de Alergia da SBP, relembrou a personalidade amorosa e alegre da amiga e parceira de profissão. “Ela contribuiu para a formação de mais de uma centena de alergistas. Sempre sorridente, ajudava de forma intensa amigos e alunos. Era uma líder e professora especial”.

Também participaram da mesa de abertura do Alergoped: dr. Nelson Rosário, presidente de honra do evento; dr. Dirceu Solé, diretor de Departamentos Científicos da SBP; dr. Emanuel Sarinho, presidente do Departamento Científico de Alergia da SBP; dr. Antônio Condino Neto, presidente do Departamento Científico de Imunologia da SBP; e dr. Kennedy Long Schisler, representante da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP).

Nesta quinta-feira (11), a presidente da SBP ministrará a conferência “Alergia ao leite de vaca não mediada por IgE: como abordar?”. Também haverá as conferências “Guias no manejo da EoE”, “Tosse irritativa aguda na criança alérgica” e “Manejo da asma grave na criança: há espaço para os imunobiológicos?”; além das mesas-redondas “Rinite alérgica – alergias oculares”, “Doenças alérgicas, fatores ambientais e hábitos de vida


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520