Na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, SBP lança campanha de sensibilização ao tema

Desde 2019, a primeira semana de fevereiro traz uma mensagem especial: a conscientização sobre a gravidez na adolescência. Tendo em vista a importância do tema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - por meio do seu Departamento Científico de Adolescência - promove uma campanha para alertar a população sobre os sérios impactos que uma gravidez não planejada pode gerar na vida dos jovens.

Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e diálogo sobre o tema, a SBP lançou um hotsite com documentos científicos, orientações e cards sobre como abordar o tema com crianças e adolescentes e como estimular essa faixa etária na busca por sua identidade, segurança, autonomia e bem-estar.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Além disso, para ampliar o engajamento e divulgação, as redes sociais da entidade (Facebook Instagram) também contarão com uma programação especial de postagens informativas sobre o tema.

Para a presidente do DC de Adolescência da SBP, dra. Alda Elizabeth Boehler, é preciso que a prevenção seja entendida em seu sentido amplo, com foco na assistência integral dos adolescentes e não apenas reduzido à uma questão da saúde sexual.

“A gravidez na adolescência apresenta sérios riscos à saúde da mãe e do bebê, além de fazer com que muitos projetos de vida e sonhos de nossos jovens sejam interrompidos. Temos, portanto, que encarar a gestação precoce como uma questão de saúde pública e contar com o envolvimento de toda a sociedade, em especial, governantes, profissionais de saúde e educação e os familiares”, ressalta.

O presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, pontua que é importante viver a juventude sem pular etapas. "A adolescência é uma travessia para a maturidade, travessia. Para ser mãe e ser pai, é necessário ter completado essa passagem", destaca.