"Não seja um porre": campanha quer conscientizar adolescentes sobre o uso de bebidas alcoólicas

SPRS – Sociedade de Pediatria do RS Preocupada com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) lançou, na terça-feira (20/12), a campanha “Não seja um porre”. A iniciativa foi apresentada durante entrevista coletiva na sede da agência Paim Comunicação, responsável pelo desenvolvimento dos …

SPRS – Sociedade de Pediatria do RS


$('.slideshow').mouseover(function() { $("#nav").css("display", "inline"); });

$('#corpodosite').mouseover(function() { $("#nav").css("display", "none"); });

$('#topo').mouseover(function() { $("#nav").css("display", "none"); });

$('.slideshow').cycle({ fx: 'fade', // choose your transition type, ex: fade, scrollUp, shuffle, etc... timeout: 10000, // milliseconds between slide transitions (0 to disable auto advance) speed: 1500, // speed of the transition (any valid fx speed value) pager: '#nav', prev: '#prev', next: '#next', pagerAnchorBuilder: function(idx, slide) { // return selector string for existing anchor return '#nav li:eq(' + idx + ') a'; } });

});

function newsletter (){

$.post("../newsletter.php", { emailnews: document.getElementById('emailnews').value }, function(data) { document.getElementById('emailnews').value = data;});

}

function MM_validateForm() { //v4.0 if (document.getElementById){ var i,p,q,nm,test,num,min,max,errors='',args=MM_validateForm.arguments; for (i=0; i

if(document.getElementById('cpf').value.length > 0) { if(!valida_cpf(document.getElementById('cpf').value)) { errors+='O campo CPF deve ser preenchido corretamente!\n'; } } else { errors += 'O campo CPF deve ser preenchido!\n'; } if (errors) alert('Por favor, corrija em seu cadastro:\n'+errors.replace("cemail", "e-mail")); document.MM_returnValue = (errors == '');} }

function valida_cpf(cpf){ var numeros, digitos, soma, i, resultado, digitos_iguais; digitos_iguais = 1; if (cpf.length 1; i--) soma += numeros.charAt(10 - i) * i; resultado = soma % 11 1; i--) soma += numeros.charAt(11 - i) * i; resultado = soma % 11

Preocupada com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) lançou, na terça-feira (20/12), a campanha “Não seja um porre”. A iniciativa foi apresentada durante entrevista coletiva na sede da agência Paim Comunicação, responsável pelo desenvolvimento dos materiais de divulgação.

A preocupação da entidade vem acompanhada pelos dados revelados pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2015. O documento aponta que Rio Grande do Sul e Porto Alegre lideram, entre os estados e capitais do Brasil, o ranking de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 68% e 74,9% respectivamente, que declararam já ter experimentado a bebida etílica.

- Temos um compromisso com o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes. Como pediatras cabe a nós alertarmos os familiares e, também, conscientizarmos os próprios jovens sobre os riscos e consequências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas – destaca a presidente da SPRS, Cristina Targa.

SPRS

 

SPRS – Sociedade de Pediatria do RS


$('.slideshow').mouseover(function() { $("#nav").css("display", "inline"); });

$('#corpodosite').mouseover(function() { $("#nav").css("display", "none"); });

$('#topo').mouseover(function() { $("#nav").css("display", "none"); });

$('.slideshow').cycle({ fx: 'fade', // choose your transition type, ex: fade, scrollUp, shuffle, etc... timeout: 10000, // milliseconds between slide transitions (0 to disable auto advance) speed: 1500, // speed of the transition (any valid fx speed value) pager: '#nav', prev: '#prev', next: '#next', pagerAnchorBuilder: function(idx, slide) { // return selector string for existing anchor return '#nav li:eq(' + idx + ') a'; } });

});

function newsletter (){

$.post("../newsletter.php", { emailnews: document.getElementById('emailnews').value }, function(data) { document.getElementById('emailnews').value = data;});

}

function MM_validateForm() { //v4.0 if (document.getElementById){ var i,p,q,nm,test,num,min,max,errors='',args=MM_validateForm.arguments; for (i=0; i

if(document.getElementById('cpf').value.length > 0) { if(!valida_cpf(document.getElementById('cpf').value)) { errors+='O campo CPF deve ser preenchido corretamente!\n'; } } else { errors += 'O campo CPF deve ser preenchido!\n'; } if (errors) alert('Por favor, corrija em seu cadastro:\n'+errors.replace("cemail", "e-mail")); document.MM_returnValue = (errors == '');} }

function valida_cpf(cpf){ var numeros, digitos, soma, i, resultado, digitos_iguais; digitos_iguais = 1; if (cpf.length 1; i--) soma += numeros.charAt(10 - i) * i; resultado = soma % 11 1; i--) soma += numeros.charAt(11 - i) * i; resultado = soma % 11

Idealizadora da campanha, a pediatra Denise Leite Chaves explica que a sugestão foi feita em uma reunião de planejamento da SPRS, após a repercussão nas redes sociais de uma médica sobre o grande volume de atendimento a adolescentes devido ao uso abusivo da bebida durante um festival no início de 2016.

- O relato daquela profissional viralizou nas redes, destacando a grande quantidade de jovens que haviam ingerido álcool durante a festa. Então, a ideia foi nos organizarmos para o verão, já pensando nas festas comuns desta época – explica Denise.

Ao longo de 2016, a pediatra participou do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes, no Ministério Público do Estado, coordenado pela promotora de justiça Maria Regina Fay de Azambuja. O grupo concentra suas ações em escolas privadas e públicas de Porto Alegre e está em expansão para o interior. De acordo com Denise, o órgão, junto com as demais instituições que formam o Fórum, são apoiadores da iniciativa.

A médica destaca, ainda, que a campanha também será direcionada aos pediatras para que eles saibam como lidar com o tema nos seus consultórios, alertando tanto os pais e quanto crianças e adolescentes.

SPRS2

Não é sermão careta

O grande desafio da campanha é estabelecer contato com os adolescentes de uma forma que chame a sua atenção e destaque a importância de evitar o uso de bebidas alcoólicas. Desta maneira, a SPRS, junto com a Paim Comunicação, desenvolveu uma linguagem diferenciada para abranger o seu público. As ações da campanha preveem cartazes com imagens que representam os malefícios que a bebida causa; outdoors e painéis eletrônicos; um filme para a web; conteúdo digital; e inserções em veículos de comunicação impressos e emissoras de rádio.

 

Ficha técnica de produção da campanha:

Agência: Paim Comunicação
Diretor de Criação: Rodrigo Pinto
Gerente de Criação: Márcio Blank
Head of Art: Diego Torgo
Diretor de Arte: Gustavo Cavalheiro
Redator: Márcio Blank, Ignácio Navarrete
RTVC: Ana Paula Luce
Mídia: Jamine Fagundes
Gerente Adm. Financeiro: Delma Genro
Produção Gráfica: Daniela Pertille
Ilustrador: Marcelo Dalbosco
Produtora de vídeo: Clava
Produtora de Áudio: Croácia

 

 Redação: Francine Malessa

PlayPress Assessoria Imprensa

Fotos: Marcos S. Matte