Para auxiliar na diminuição das taxas de mortalidade neonatal na tríplice fronteira com Colômbia e Brasil, a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) realizou treinamentos do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP). A capacitação foi direcionada para médicos militares de carreira e temporários do Exército Brasileiro, no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, no período de 15 a 20 de outubro.
As aulas foram ministradas pelo dr. José Antônio Candeia, instrutor de Reanimação Neonatal no Amazonas, e abrangeram a assistência e o atendimento de bebês a termo e prematuros.
A presidente da Saped, dra. Adriana Távora de Albuquerque Taveira, ressalta que o município sofre com alta taxa de mortalidade infantil, comparada com os índices do Amazonas e do Brasil. Além disso, ela destaca que, em São Gabriel da Cachoeira, nove entre dez habitantes são indígenas, sendo o município com maior predominância de indígenas no Brasil.
“Os cursos do PRN da SBP são fundamentais para a redução da mortalidade infantil, particularmente no período neonatal. Os instrutores do PRN têm um grande papel e entusiasmo para levar para as áreas mais remotas as melhores evidências científicas para a assistência adequada na Reanimação Neonatal”, afirma.
Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Nefrologia ...
11/09/2025 , 16:57Sífilis congênita
11/09/2025 , 08:20Manifestações Hepáticas das Doenças Inflamatórias Intestinais em ...
09/09/2025 , 11:23Para proteger crianças e adolescentes, SBP defende imposto seleti...
08/09/2025 , 10:56Especialista da SBP participa de evento sobre proteção de criança...
08/09/2025 , 10:48PEDCAST SBP: "Uso de fones de ouvido por crianças e adolescentes:...
08/09/2025 , 10:45