No Dia Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down, SBP orienta sobre vacinação contra influenza e covid-19 neste grupo prioritário

Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down, em 21 de março, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou mensagens de conscientização à população sobre a importância de pais, cujos filhos são portadores da doença, para se vacinar contra a influenza e a covid-19. O alerta veio após a divulgação dos dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, apontando que a cobertura vacinal para ambas as doenças neste grupo etário está abaixo do esperado.

Nesta semana, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, assinou um documento do Departamento de Imunizações e Doenças Preveníveis do Ministério da Saúde, no qual conclama todos os Coordenadores Estaduais de Imunizações para que ampliem os esforços para aumentar a vacinação nos portadores da Síndrome de Down. A orientação vale tanto para a Campanha de vacinação contra a covid-19, quanto para a 25ª Campanha Nacional de Influenza, que iniciará em abril, e também para a vacinação de rotina dessa população em todas as faixas etárias.

“Estamos sempre em alerta observando a todo instante o cenário epidemiológico do nosso País. Por apresentarem maior grau de suscetibilidade a infecções, as pessoas com Síndrome de Down fazem parte dos grupos prioritários para vacinação e a SBP tem papel fundamental na orientação de toda a população no que se refere à saúde das crianças e dos adolescentes”, declarou o dr. Clóvis Constantino.

AÇÕES SBP – Em mensagem de vídeo divulgada nas redes sociais da SBP e do Pediatria para Famílias, o presidente do Departamento Científico de Genética da SBP, dr. Salmo Raskin, disse que esse cenário é preocupante e, por isso, é preciso que os pais levem seus filhos para se vacinar, já que estas são gratuitas e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Também nas redes sociais foram divulgados cards com orientações aos pais que têm filhos com Síndrome de Down sobre a importância das vacinas contra os vírus influenza e covid-19.

Os pediatras associados receberam a atualização das Diretrizes de Atenção à Saúde das Pessoas com Síndrome de Down, produzida pelo Departamento Científico de Genética da SBP. Além disso, um artigo assinado pelo dr. Salmo foi publicado no site da SBP, em que ele apresenta os dados da RNDS e incentiva os pediatras a recomendar a vacinação aos seus pacientes.

“Estima-se que 300 mil pessoas tenham Síndrome de Down no Brasil e uma grande porcentagem não tem, até o momento, a cobertura vacinal completa para prevenir covid-19. O ideal seria que todos com Síndrome de Down se vacinassem, visto que a vacina está disponível de forma prioritária a esta população, é gratuita, e pode salvar vidas!”, finaliza o autor.