No dia 12 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Pneumonia, uma das principais causas de internação hospitalar e de mortalidade em crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento. A data foi criada em 2009 para promover a conscientização da população a respeito da doença. A presidente do Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Maria de Fátima Bazhuni Pombo March Sant'Anna, destaca a importância dessa data.
"É um momento oportuno para alertarmos as pessoas. Todos precisam entender que a pneumonia ainda está entre nós e continua a ser uma importante causa de mortalidade e morbidade entre crianças, especialmente entre as menores de cinco anos. A população tem que estar ciente disso e entender que é essencial buscar orientação médica, assim que surgirem os primeiros sinais. E os pediatras precisam estar preparados para atender a essas pessoas, já que é uma doença tratável, mas que precisa der identificada”, explica.
Segundo a OMS, o Brasil é um dos 15 países com maior incidência de Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), sendo a principal causa nacional de hospitalização infantil, principalmente entre os menores de um ano de idade, e de morte entre um e cinco anos.
“Os números ainda são alarmantes, mas houve avanços nos últimos anos. E isso ocorreu graças a uma melhoria na qualidade de vida e a vacinação massiva. Por isso, precisamos manter as vacinas das crianças em dia, pois o atraso nessa questão é um dos principais fatores de risco de pneumonia nesta faixa etária, juntamente com o tabagismo passivo, a desnutrição, doenças preexistentes, entre outros”, detalha.
Além disso, dra. Maria de Fátima destaca a necessidade de estar atento aos primeiros sinais, como febre, tosse com dificuldade de respirar, cansaço etc. “Caso a criança não tenha asma, esses fatores são indicativos de pneumonia e o tempo nessa doença pode ser decisivo. Logo, é essencial que se busque o quanto antes um pediatra ou, até mesmo, uma emergência, para que se inicie a administração de antibióticos ou, caso seja necessário, a internação”, alerta.
NOVIDADES – A atuação do Departamento Científico de Pneumologia da SBP também é de extrema importância, visto que ele atua no aperfeiçoamento dos pediatras na área em questão. E a dra. Maria de Fátima antecipa duas novidades do departamento nessa área. “Por conta da importância dessa discussão e do aprimoramento, nós estamos finalizando a elaboração de dois documentos científicos para suporte dos pediatras em relação à pneumonia. O primeiro sobre pneumonia complicada e o outro sobre pneumonia não complicada”, declara.
O Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é composto pelos drs. Maria de Fatima Bazhuni Pombo Sant'Anna; Regina Terse Trindade Ramos; Carlos Antonio Riedi; Cássio da Cunha Ibiapina; Débora Carla Chong e Silva; Gilvan da Cruz Barbosa Araujo; José Dirceu Ribeiro; e Patricia Gomes de Matos Bezerra.
Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56Como estão emocionalmente os nossos adolescentes? Alerta aos Pedi...
29/04/2025 , 14:56PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:42