No Maranhão, DC de Neonatologia da SBP participa de capacitação para prevenção da prematuridade

 Em mais uma ação de promoção do Novembro Roxo, mês dedicado à prevenção da prematuridade, a presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Maria Albertina Santiago Rego, esteve em Caxias (MA) para conceder apoio técnico à realização do curso “O cuidado ao prematuro na atenção ambulatorial especializada”.

A atividade, que contou com organização intersetorial do Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi uma etapa complementar ao projeto de Planificação da Atenção à Saúde da Gestante e Criança no Maranhão.

Com 12 horas de duração e dividido em dois dias de aulas, o curso teve como público-alvo pediatras e outros profissionais das equipes interdisciplinares que atuam em ambulatórios e hospitais regionais – como fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros –, com ênfase na discussão de competências técnicas para práticas clínicas e integração do trabalho.

Segundo enfatizou a dra. Maria Albertina, o bom resultado da assistência ao pré-termo depende de uma série de ações dos diferentes agentes da equipe, mas que devem ser coordenadas clinicamente pelo pediatra.

“O cuidado em rede abrange desde o pré-natal, direcionado às gestantes com possibilidade de parto prematuro; passando pela atenção hospitalar, no parto e período neonatal; até o seguimento ambulatorial, que ocorre até os 3 anos de idade, na atenção secundaria especializada. Todos esses momentos, tanto na prevenção quanto no diagnóstico e abordagem das complicações decorrentes da prematuridade, demandam o acompanhamento indispensável do médico especialista na infância: o pediatra”, salientou.

Temas a respeito de “conceituação e diagnóstico”; “eixos da atenção: alimentação, imunização, crescimento e desenvolvimento”; “organização da rede”; e “análise da situação de saúde da prematuridade no Brasil” também foram apresentados. O conteúdo tem como base as diretrizes estabelecidas no documento científico Nascimento Seguro da SBP e outras publicações relacionadas à prematuridade. Ao todo, cerca de 45 profissionais participaram do curso. 

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520