A Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED) promoverá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o Minicurso do Atendimento Ambulatorial do Adolescente. O evento, que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), em Manaus (AM).
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA
A maior parte das aulas será ministrada pela Coordenadora de Pediatria da Região Sul da SBP e especialista em Medicina do Adolescente pela Sociedade, dra. Darci Bonetto. Segundo a pediatra, o curso tem como objetivo entender os adolescentes e suas particularidades e a participação dos pediatras é primordial.
“Devido às transformações físicas, psíquicas, sociais, sexuais, o adolescente vive muitos conflitos com ele mesmo e com o mundo que o circunda, portanto, precisa ser compreendido e ouvido sem censura. Por isso, é importante que o pediatra se atualize sempre”, enfatiza.
Entre os temas abordados pela pediatra estarão a síndrome normal do adolescente; a anamnese e exame físico; o crescimento e o desenvolvimento; a gravidez e anticoncepção; os distúrbios alimentares; depressão; anorexia e obesidade; as drogas; a violências e os maus tratos.
No primeiro dia de evento haverá ainda a palestra da dra. Solange Dourado de Andrade, do DC de Imunizações da SBP, fazendo um panorama sobre como tem sido a vacinação na adolescência na última década. Já no dia seguinte, a dra. Zélia Campos, coordenadora do Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) do Amazonas, falará sobre a violência na adolescência, sua abordagem e conduta.
Além dos pediatras, o curso pode ser assistido por profissionais da saúde que estão envolvidos nos cuidados aos adolescentes. Os especialistas interessados em realizar o curso devem entrar em contato com a SAPED pelos telefones (92) 3184-4614 ou (92) 99142-2700.
Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:2418º CBMIP registra recorde histórico de participantes
08/07/2025 , 10:08"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10