A nova gestão da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) tomou posse no último dia 16, na sede da entidade, em Fortaleza (CE). A direção escolhida será presidida pela dra. Ana Maria Cavalcante e Silva no triênio 2018-2021. O evento contou com a presença do 2º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, além de diversas autoridades e familiares.
A presidente eleita falou sobre os planos e objetivos sob sua gestão, enfatizando a importância do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), ocorrido em outubro do ano passado na cidade. “Com o excelente retorno que tivemos do Congresso, queremos investir em pessoas, já que hoje em dia temos uma estrutura muito boa que permite a realização de cursos e eventos”, conta.
Segundo a dra. Anamaria, os pilares da nova diretoria terão como foco o investimento de arte e cultura, visando a retirada das crianças da rua e cuidado com aquelas que se encontram em situação de risco; o trabalho junto às faculdades de medicina para atrair a vocação para a pediatria; dentre outros pontos prioritários. Outra proposta da atual gestão é sortear convites para os eventos a nível nacional para aqueles que participarem dos cursos da filiada.
“Com isso, estaremos promovendo um incentivo para a participação dos pediatras nos cursos locais, ajudando, assim, a nossa filiada e a SBP. Essa ideia surgiu a partir da iniciativa da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, feita ano passado, ao sortear um convite para o CBP entre seus associados”, explica.
AGRADECIMENTOS – O 2ª vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, entregou placas para as drar. Anamaria Cavalcante e Maria Francielze Lavor, presidente e ex-presidente da Socepe, respectivamente. O ato formalizou o reconhecimento da Sociedade Brasileira pelo trabalho realizado por ambas durante o 38º CBP.
“O Congresso realizado em Fortaleza foi o maior e melhor que a entidade já realizou, tanto no aspecto da programação, da supervisão e com destaque para a humanização do evento, ponto forte nessa edição, além de ter trazido novos associados para a SBP”, afirma.
Dr. Edson abordou ainda as ações que a atual gestão da SBP tem promovido em defesa das crianças, adolescentes e dos pediatras, assim como o intenso investimento na produção científica e no programa de educação continuada à distância, que tem obtido um número excelente de participantes.
Na cerimônia também ocorreu uma homenagem – conduzida pela pediatra membro da Diretoria de Sindicância da SOCEP, dra. Ana Paula Constâncio – a quatro ícones da pediatria cearense: drs. Sulivan Mota, Anamaria Cavalcante, Sidneuma Melo Ventura e Ana Júlia Couto de Alencar (in memoriam).
DIRETORIA – O grupo que assumiu a gestão é composto pelos pediatras Anamaria Cavalcante e Silva (presidente); Tânia Maria Souza Araújo Santos (vice-presidente), Rosângela Gonçalves de Brito (secretária-geral); Luis Carlos Rebouças de França (1º secretário); Fernanda Diógenes Parente C. Demétrio (2ª secretária); Eveline Campos Monteiro de Castro (tesoureira).
Também fazem parte da nova diretoria da Socep as dras. Jocileide Sales Campos (Cursos e Eventos); Maria Francielze Holanda Lavor (Curso PALS); Maria Sidneuma Melo Ventura (Curso PRN); Maria da Conceição Alves Jucá (Departamentos Científicos); Diva de Lourdes Azevedo Fernandes (Arte, cultura e cidadania) e Helena Maria Barbosa Carvalho (Ensino e Pesquisa).
BALANÇO – Ao fazer uma retrospectiva da gestão, a ex-presidente da Socep, dra. Maria Francielze Lavor disse que a diretoria teve como foco a valorização profissional, sem perder a essência principal, que é o cuidado com as crianças e adolescentes do estado. “Conseguimos fazer uma organização financeira e contábil da nossa instituição, tivemos a realização de grandes eventos científicos locais e nacional, como o 38º CBP, além de cursos teóricos e práticos” destacou.
Segundo ela, a expectativa é de continuidade dos trabalhos desenvolvidos, especialmente no âmbito da valorização profissional e da melhoria da saúde das crianças e adolescentes. “Espero que a nova gestão tenha bastante êxito e continue prestigiando e apoiando os cursos oferecidos pela SBP no Ceará e que avancem cada vez mais em relação à atualização científica e à defesa profissional”, comentou a dra. Maria Francielze.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53