Nova diretoria da Sopepe toma posse em Recife (PE)


A diretoria eleita da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) para o triênio 2019-2022 tomou posse, na última quarta-feira (8), na sede da Academia Pernambucana de Letras (APL), em Recife (PE). A cerimônia foi marcada pelo discurso emocionado da presidente eleita, dra. Katia Brandt, que ressaltou a alegria e orgulho de ser reconhecida por seus pares como merecedora de ocupar o cargo.

“Honradíssima com a possibilidade de conduzir esse ofício ao lado de profissionais que admiro profundamente. Tenho a perspectiva de atuar pelo engrandecimento da pediatria, essa fascinante especialidade médica, que cuida do ser humano no seu período mais precioso e ajuda a construir os alicerces para uma vida adulta saudável e feliz”, pontou.

Segundo a pediatra, que ocupava o cargo de vice-presidente na gestão anterior, um dos pilares do seu trabalho será a educação continuada, dando continuidade aos esforços iniciados pela diretoria anterior. “A meta é atuar mais fortemente junto aos Departamentos Científicos e prosseguir com as atividades do cronograma de cursos e eventos. Já estão previstas ações de qualificação com foco tanto na pediatria preventiva quanto em diagnóstico e tratamento de doenças específicas”, adiantou.

Além disso, a dra. Katia Brandt expôs a intenção de ampliar o número de pediatras que participam da vida associativa, assim como de engajar aqueles que são filiados, mas não costumam participar das iniciativas da Sopepe. “Queremos, sobretudo, estreitar o relacionamento da filiada com os jovens pediatras. Eles representam o futuro da assistência e podem contribuir muito com novas ideias”, disse.

Outro ponto crucial será o aperfeiçoamento das estratégias de comunicação. Uma das metas é buscar mais espaços de diálogo e visibilidade para discutir alguns dos problemas que surgiram junto com a vida moderna e têm impactado negativamente a saúde e bem-estar da população pediátrica.

A diretoria eleita para a gestão 2019-2022 é composta por: dra. Katia Galeão Brandt (presidente); dr. Danielle Cintra Bezerra Brandão (1º vice-presidente); dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima (2º vice-presidente); dr. Manuela Torres Câmara Lins (1º secretário geral); dr. Adriana Azoubel Antunes (2º secretário geral); dr. André Pimentel Machado (1º tesoureiro); dr. Ana Christina Falcão Galvão (2º tesoureiro); dr. Fátima Lucas Bacelar (1º secretário de comunicação e eventos); e dr. Niedjon Peixoto de Carvalho Silva (2º secretário de comunicação e eventos).

BALANÇO DE GESTÃO – Em sua fala, o ex-presidente da filiada, dr. Eduardo Jorge, saudou a nova diretoria e fez um balanço das iniciativas realizadas durante a sua gestão, de 2016 a 2018. Entre os destaques, ele relembrou a realização do IV Congresso Pernambucano de Pediatria, retomado após oito anos sem edições; da Jornada de Pediatria do Agreste, que reuniu cerca de 300 participantes; do 17º Congresso Brasileiro de Gastrenterologia Pediátrico (Gastroped); do 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped); além de vários outros eventos de atualização promovidos sistematicamente pela filiada.

“Cuidamos da área física da Sopepe e refizemos toda estrutura e ambientação.  Do ponto de vista financeiro, entrego uma instituição com um saldo cinco vezes maior, o que dará tranquilidade aos próximos presidentes. Todo esforço e dedicação exercidos por nossa diretoria foram sempre em prol dos pediatras, assim como pela melhora da assistência às crianças e adolescentes do nosso estado. Com alegria seremos agora sucedidos pela gestão da dra. Katia Brandt, que nos últimos anos foi uma dedicada e firme vice-presidente”, disse.

Na ocasião, os pediatras do interior do estado, representados pela dra. Eva Andrade Lima, fizeram ainda uma homenagem ao dr. Eduardo Jorge por meio da entrega da “gola de caboclinho”. Ao todo, cerca de 130 pessoas participaram da cerimônia e assistiram às atividades. O evento contou também com a presença do secretário Municipal de Saúde, dr. Jailson Correia, e da primeira-dama de Recife, dra. Cristina Mello, ambos pediatras.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520