Nova edição da revista Residência Pediátrica está disponível para leitura e download

A edição completa do volume 10 número 1 da revista Residência Pediátrica (RP) já está disponível para leitura e download. O editorial é assinado pelo editor científico da publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clemax Sant’Anna, o qual faz uma homenagem ao pioneirismo da dra. Ludma Trotta Dallalana pela criação do primeiro centro de referência em fibrose cística do Rio de Janeiro.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DESTA EDIÇÃO.

O artigo Ensaios clínicos randômicos e controlados – publicado na seção Introdução à metodologia científica – é assinado pelo diretor de Relações Internacionais da SBP, dr. Nélson Augusto Rosário. O texto aborda a definição de ensaios clínicos randômicos e tipos de delineamento com cegamento e a conveniência de estudos controlados.

A seção Artigo Original traz uma revisão da literatura atual sobre as complicações respiratórias na criança com mucopolissacaridose, especialmente na população pediátrica.

Em Relato de Caso, oito artigos integram a editoria: Cor triatriatum: um caso raro e assintomático; Sífilis congênita diagnosticada através do teste do reflexo vermelho; Síndrome de fosfoinositídeo 3-quinase-d ativada - mutação PIK3CD: relato de caso; Aneurisma da veia de galeno: relato de caso; Miastenia gravis juvenil: dificuldade diagnóstica na pediatria; Síndrome de Miller-Dieker; Síndrome de Lemierre em paciente com artrite idiopática juvenil forma sistêmica em uso de tocilizumabe; e Síndrome de De Morsier: relato de dois casos na cidade de Petrópolis.

A Resenha “Atuação multiprofissional na disfagia pediátrica” descreve a importância da atuação multiprofissional em casos pediátricos de disfagia orofaríngea, identificando aos profissionais de várias especialidades que, o envolvimento do paciente como um todo no seu processo de reabilitação, proporciona êxito.

REFERÊNCIA – Referência entre médicos pediatras e demais profissionais de saúde, atualmente a revista Residência Pediátrica é indexada nas plataformas Latindex, Google Scholar, Diadorim, LivRe, ICI, Sumários.org, CNKI Scholar e REDIB; e tem mais de 2,5 milhões de acessos.