Novo Conselho Editorial do Jornal de Pediatria da SBP é nomeado

A busca ativa por pesquisa de qualidade é uma das metas para os próximos quatro anos do dr. Renato Procianoy à frente do Jornal de Pediatria (JPED), publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nomeado em novo mandato como editor-chefe da publicação, ele garante que a seleção de temas atuais e controversos continuará sendo uma constante. “Queremos impulsionar o JPED de forma que seja cada vez mais uma revista de grande projeção internacional, onde os pesquisadores clínicos queiram publicar e divulgar seus resultados. Para isso, manteremos o mesmo rigor científico na seleção dos artigos, para que o Jornal conserve a sua credibilidade científica”, destaca.

Como editor-chefe do Jornal de Pediatria desde março de 2002, dr. Procianoy explica que sua função e a do Conselho Editorial é a de conduzir a revista de forma isenta, mantendo sempre a qualidade científica da publicação. Para ele, a independência editorial é fundamental para manter a qualidade. “Essa independência tem sido muito bem compreendida pela atual gestão da SBP, que tem nos auxiliado para que a revista se mantenha no mais alto patamar. Todos nós trabalhamos em favor de uma causa comum, que é a melhoria das condições de trabalho e da qualificação do pediatra brasileiro”, comenta.

Para o secretário geral da SBP, dr. Sidnei Ferreira, que coordenou o processo de seleção do novo editor-chefe, o Jornal de Pediatria da SBP tem como objetivo publicar artigos científicos de investigação ou de revisão contemporâneas e que mostrem os avanços da área pediátrica no Brasil e no mundo, atualizando nossos pediatras. “Temos grande orgulho desse veículo de atualização da comunidade pediátrica mundial e que visa divulgar o que há de mais atual na área”, destacou.

AVANÇOS – A cada ano o JPED vem conquistando cada vez mais espaço no cenário internacional. Em julho de 2003, foi indexado no PubMed e, em 2007, no ISI (Web of Sience), quando passou a ter medido o seu fator de impacto. “Iniciamos com um fator de impacto ao redor de 1 e, nos últimos dois anos, rompemos a barreira dos 2. O último fator de impacto foi de 2.083”, comemora o dr. Procianoy.

Segundo ele, o número de artigos aumentou progressivamente, de forma que, em 2017, foram submetidos mais de mil artigos. “Atualmente, uma publicação no JPED é valorizada pelas agências de fomento à pesquisa. Isto permite que possamos ter artigos de grande qualidade científica. Por outro lado, isto também aumenta a responsabilidade do Conselho Editorial em manter os atributos da revista”.

Publicado em duas línguas, português e inglês, o JPED é lido em todo o mundo e hoje figura entre as melhores publicações científicas da área pediátrica. “O grande compromisso é divulgar investigação confiável em que a metodologia esteja adequada, os resultados sejam aceitáveis e as conclusões possam ser confiáveis. O JPED é uma grande referência da SBP e, portanto, deve ter credibilidade, pois mostrará a pujança da nossa Sociedade”, conclui o dr. Procianoy.