Novo curso para condução da obesidade infantil está com inscrições abertas

 Fator de risco e causador de múltiplas comorbidades, a obesidade é uma doença crônica que pode provocar graves repercussões na vida do paciente. Como o pediatra pode contribuir nesse cenário? Esse é o tema do curso online “Obesidade na infância e adolescência: como conduzir?”, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Manole Educação. Desenvolvido exclusivamente para o aprimoramento técnico de pediatras, endocrinologistas, especialistas e estudantes da área da saúde, o curso já está com inscrições abertas. Associados da SBP poderão se inscrever gratuitamente. Para não-sócios, o investimento é de R$ 150,00.

CLIQUE AQUI PARA INSCREVER-SE.

O curso é coordenado pelos drs. Crésio de Aragão Dantas Alves e Virgínia Weffort, presidentes do Departamento Científico de Endocrinologia e Nutrologia, respectivamente. Através de uma perspectiva teórica e prática, a grade científica considera a realidade da pediatria na condução do paciente com obesidade. Serão dois módulos compostos por videoaulas, webinar com transmissão ao vivo, discussão de casos clínicos e fórum para tirar dúvidas sobre os temas abordados, totalizando 7 horas de duração. Para receber o certificado, os alunos devem acompanhar, no mínimo, 70% do curso.

“É preciso despertar a atenção dos pediatras para a prevenção e condução da obesidade, pois são várias as dificuldades que a doença provoca na vida das crianças e adolescentes. O aumento do peso acarreta dores musculares, dificuldade para respirar, alterações metabólicas e danos no psicológico”, explica dra. Virgínia.

A programação do curso terá início no dia 9 de setembro e abordará os temas: “Obesidade: Fisiopatologia ao diagnóstico e impacto na saúde mental dos adolescentes”; “Oportunidade do pediatra do nascimento à adolescência e técnicas de engajamento ao tratamento”; “Repercussões da obesidade ao longo da vida: por que o momento é agora”; “Tratamento comportamental da obesidade: dieta e exercícios”; e “Tratamento medicamentoso da obesidade”.

“No Brasil a prevalência da obesidade infantil quadriplicou nos últimos anos. O enfrentamento da doença é um desafio da atualidade e demanda o esforço e comprometimento dos pediatras e demais profissionais da saúde, para que os pacientes sejam conduzidos de forma adequada”, alerta dr. Crésio.