Novo documento científico da SBP aborda doenças hemorrágicas em pediatria


“O papel do pediatra frente às doenças hemorrágicas em pediatria” é o tema do novo documento científico publicado pelo Departamento Científico de Hematologia e Hemoterapia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No texto os especialistas tratam das etapas da hemostasia – resposta fisiológica de coibição da hemorragia –, formas de investigação das doenças, plaquetopenias no período neonatal e as púrpuras vasculares.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.

Segundo o documento, esses distúrbios causam preocupações à família, cuidadores e também de profissionais de saúde e educação, sendo importante alertar e identificar as situações de urgência e emergência para conduta adequada com apoio do especialista.

“A investigação deve ser detalhada e individualizada, considerando as possibilidades de doenças hereditárias ou adquiridas. O diagnóstico em todos os casos deverá ser baseado na história clínica, exame físico completo e testes laboratoriais específicos”, dizem os especialistas. O documento traz também as etapas da hemostasia (primária, secundária e terciária) que ocorrem após a agressão tecidual.

O documento aborda ainda como elaborar a anamnese; o exame físico e a análise da tabela de sinais e sintomas clínicos e as associações com fase primária ou secundária da coagulação; além da investigação laboratorial.

O DC de Hematologia e Hemoterapia da SBP é formado pelos drs. Isa Menezes Lyra (presidente); Josefina Aparecida Pellegrini Braga (secretária); Benigna Maria de Oliveira; Célia Martins Campanaro; Cláudio Galvão de Castro Júnior; Maria Lúcia de Martino Lee; Rosana Cipolotti; Paulo Ivo Cortez de Araújo; e Paulo José Medeiros de Souza Costa.