Já está disponível no site da revista Residência Pediátrica, publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o podcast sobre “Refluxo gastroesofágico no lactente”, conduzido pelo dr. Silvio da Rocha Carvalho, gastroenterologista pediátrico e membro da SBP. No novo áudio, o pediatra explica como é feito o diagnóstico diferencial entre doença do refluxo gastroesofágico e refluxo gastroesofágico fisiológico e aborda os sintomas e os tipos de exames necessários para comprovação da doença.
OUÇA AQUI O PODCAST SOBRE REFLUXO GASTROESOFÁGICO.
“O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo gástrico passando pelo esôfago e atingindo a boca ou, até mesmo, as vias respiratórias superiores. É um processo fisiológico e que ocorre várias vezes ao dia e no lactente essa frequência é ainda mais aumentada”, conta o especialista. Segundo ele, a regurgitação aparece nos lactentes em torno da oitava semana de vida e se torna mais frequente em torno dos dois aos quatro meses. “Isso vai diminuindo progressivamente até por volta de um ano de idade, quando cerca de 95% dessas crianças não terão mais nenhum sintoma”, explica.
OUTROS PROGRAMAS – No programa que irá ao ar na próxima quinta-feira (22), a pneumologista pediátrica dra. Maria de Fátima Pombo March falará sobre a “Resistência dos antibióticos no tratamento das doenças respiratórias”, cujo foco será as pneumonias adquiridas na comunidade.
Cada áudio tem a duração média de três minutos. Outros programas, em fase de gravação, contarão com a participação da dra. Ekaterini Simões Goudouris, imunologista do Departamento Científico de Imunologia Clínica da SBP, abordando as imunodeficiências; do dr. Márcio Moacyr de Vasconcelos, presidente do Departamento Científico de Neurologia da SBP, falando sobre déficit de atenção; e do dr. Paulo Camargos, presidente do Departamento Científico de Pneumologia da SBP, com a temática educação em asma.
Imunização na Gestação, Pré-Concepção e Puerpério - 2025
08/08/2025 , 08:14Abertura do 5º Dermaped destaca a importância do diálogo entre pe...
07/08/2025 , 15:02Pneumologista pediátrica do DC da SBP é a entrevistada desta ediç...
06/08/2025 , 13:08SBP e ABP parabenizam Sabará Hospital Infantil por conquista de s...
05/08/2025 , 17:46Em Carta Aberta, SBP pede ampliação da licença-paternidade e apon...
05/08/2025 , 14:31Vulvovaginites na Infância e Adolescência – Atualização –
05/08/2025 , 13:56