Novo podcast da revista Residência Pediátrica aborda o Sopro Inocente

O novo podcast da revista Residência Pediátrica, publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), já pode ser acessado pelos médicos residentes e demais profissionais de saúde que tenham interesse na revisão científica de temas pediátricos. Nesta edição, a dra. Maria de Fátima Leite, membro do Departamento Científico de Cardiologia, aborda as principais características relacionadas a um problema de prevalência recorrente: o sopro inocente.

OUÇA AQUI O PODCAST SOBRE SOPRO INOCENTE

No programa, a especialista explica as causas e como proceder para a obtenção de um diagnóstico preciso. “Cerca de 60% a 70% das crianças saudáveis terão um sopro ao longo da vida. Portanto, não é raro, ao examinar uma criança, o pediatra detectar essa manifestação. Em um número significativo de vezes, pode ser observado na criança com febre, infecção grave ou anemia importante”, alerta a cardiologista pediátrica. Segundo a dra. Maria de Fátima, uma das propriedades do problema é aparecer e desparecer espontaneamente. “Jamais se deve dizer que o pediatra assistente não ouviu o ruído, porque ele podia simplesmente não existir, sendo a recíproca também verdadeira. Jamais se deve dizer que não havia sopro em determinado momento”, enfatiza.

PRÓXIMOS PROGRAMAS – Ainda nesta semana, a dra. Renata Waksman apresentará a primeira parte do podcast especial sobre prevenção de acidentes. O cronograma traz ainda as seguintes participações e temas: dra. Regina Terse, do Departamento Científico de Medicina do Sono da SBP, comentando “os distúrbios do sono”; dra. Claudia Salvini, alergologista e imunologista pediátrica e membro da SBP, com a temática “respiradores bucais”; e ainda a dra.  Vanessa Lanziotti, intensivista pediátrica e membro da SBP, falando sobre “Sepse”.

PODCASTS DISPONÍVEIS:

FIBROSE CÍSTICA

EDUCAÇÃO EM ASMA

https://soundcloud.com/residenciapediatrica/dr-marcio-moacyr

DÉFICIT DE ATENÇÃO

IMUNODEFICIÊNCIAS PRIMÁRIAS

RESISTÊNCIA DOS ANTIBIÓTICOS NO TRATAMENTO DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

INFECÇÕES ESTAFILOCÓCICAS COMUNITÁRIAS

PROGRAMA DE ABERTURA

https://soundcloud.com/residenciapediatrica/doutora-marilene-crispino