O novo podcast da revista Residência Pediátrica, publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), divulgado nesta quinta-feira (12), aborda o tema “educação em asma”, com a participação do presidente do DC de Pneumologia da instituição, dr. Paulo Camargos.
“A asma é uma doença inflamatória e crônica, ou seja, será tratada com medicamentos que têm ação anti-inflamatória que devem ser dados em longo prazo, uma vez que não há definição do tempo de duração do tratamento”, acentua.
Segundo o especialista, quem definirá ou não a interrupção ou retorno do tratamento da doença será a avaliação clínica e, às vezes, com exames funcionais como a espirometria. “Apesar de não termos cura para a doença, as drogas atuais garantem ao individuo uma vida praticamente normal. Para isso, é fundamental que a medicação prescrita seja seguida rigorosamente pelo paciente”, explica.
No programa, o dr. Paulo fala também sobre a adesão ao tratamento para que haja o controle total da doença e os medicamentos mais indicados, segundo a literatura médica, bem como a relação entre médico, paciente e família no acompanhamento da criança.
OUÇA AQUI O PODCAST SOBRE EDUCAÇÃO EM ASMA.
PRÓXIMOS PROGRAMAS – Na próxima quinta-feira (19), a dra. Mônica Firmida, pneumologista pediátrica, falará sobre fibrose cística. O cronograma traz ainda as seguintes participações e temas: dra. Renata Waskman, do Departamento Científico de Segurança da SBP, abordando a prevenção de acidente; dra. Maria de Fátima Leite, cardiologista pediátrica da SBP, com o tema sopro inocente; dra. Regina Terse, do Departamento Científico de Medicina do Sono da SBP, comentando sobre os distúrbios do sono; e Claudia Salvini, alergologista e imunologista pediátrica e membro da SBP, e a temática respiradores bucais.
PODCASTS DISPONÍVEIS:
RESISTÊNCIA DOS ANTIBIÓTICOS NO TRATAMENTO DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS
Distúrbios da melatonina: o que o pediatra precisa saber
27/05/2025 , 08:37PED CAST SBP: "Vacinação contra a gripe em crianças a partir dos ...
26/05/2025 , 11:24RP Convida: 2º episódio do videocast recebe a dra. Ana Zöllner, c...
23/05/2025 , 13:39Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Pediatras explica...
23/05/2025 , 13:31SBP participa de cerimônia sobre aleitamento materno na Câmara do...
23/05/2025 , 12:03Síndrome Alcoólica Fetal e suas possíveis apresentações clínicas ...
23/05/2025 , 08:22