Nutroped 2018: cenário de importantes debates e homenagens a quem luta pela nutrologia pediátrica no Brasil

Com mais de mil inscritos, sendo 90% médicos e os demais profissionais de saúde não prescritores, o auditório do Ouro Minas Palace Hotel ficou pequeno para tantos interessados no que há de mais novo na nutrologia infantil. Esse foi o palco no qual se desenrolou o 3º Congresso Brasileiro e 6º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica. Os eventos que terminam neste sábado (22) foram organizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).

Logo no seu início, os encontros foram marcados por homenagens e pela premiação dos melhores trabalhos inscritos. Compondo a mesa de abertura estavam as dras Luciana Silva, presidente da SMP; Maria do Carmo Barros de Melo, presidente da SMP; e Virgínia Weffort, presidente do Congresso. Também participaram da cerimônia os drs Joel Alves Lamounier, presidente de honra do Congresso; e Ennio Leão, grande homenageado do evento.

PROMOÇÃO - A presidente da SMP lembrou do tema do Congresso Mineiro de Pediatria - Florescer Saudável - e das ações que a instituição têm feito para a promoção da saúde e do bem-estar da criança e do adolescente. “Levar adiante uma vida saudável também é missão do pediatra”, disse a dra.  Maria do Carmo.

Para dra Virgínia Weffort ter representantes de todas as regiões brasileiras no Congresso significa que a Nutrologia é importante dentro da medicina. “Sou suspeita para falar, mas para mim, é área do conhecimento mais importante”, confessou. Em seu discurso, apresentou o Departamento Científico de Nutrologia da SBP, do qual é presidente, e comentou sobre sua satisfação em escolher os temas do Congresso.

Ao concluir sua fala, ela disse que o Congresso foi o resultado de um sonho da Nutrologia brasileira e mineira. Por sua vez, dra Luciana Silva encerrou a etapa de saudações frisando que sente orgulho em representar os 37 mil pediatras brasileiros, ouvindo-os. Segundo destacou, a atual gestão da SBP tem buscado ampliar as ações em prol dos pediatras e das crianças e adolescentes brasileiros.

“Muito temos feito em nossa gestão. O projeto SBP Visita o Pediatra pelo Brasil, por exemplo, constatou in loco os anseios dos pediatras em todos os estados. Mas ainda há muito a se fazer para melhorar a qualidade do trabalho e do saber científico de nossa especialidade”, disse.

Outro aspecto destacado por ela foi o aumento do número de pediatras com o Título de Especialista em Pediatria (TEP), que hoje chega a 23 mil. Também abordou a aproximação da SBP com outras Sociedades, além do aumento da produção científica realizada pelos Departamentos Científicos da SBP.

HOMENAGENS – A presidente da SMP, dra. Maria do Carmo, fez a entrega da placa em homenagem especial ao professor dr. Ennio Leão, em reconhecimento por sua ética, competência e dedicação no exercício de suas atividades na área de Nutrologia Pediátrica. Emocionado, ouviu as palavras de sua antiga aluna e hoje presidente da SMP: “ele merece essa homenagem mais do que qualquer pessoa que tenha passado pelas Sociedades Brasileira e Mineira de Pediatria”.

O presidente de honra do Congresso, dr Joel Lamounier, falou da satisfação em encontrar grandes colegas, amigos e profissionais na nutrologia pediátrica. “Nós sabemos que a nutrição das crianças é um assunto extremamente importante, desde a gestação até a vida adulta. Ouso dizer que estamos nos tornando cada vez mais pediatras-geriatras, pois a criança saudável é o adulto saudável do futuro”, comentou, citando o professor dr Ennio Leão.

Dr. Joel também recebeu uma placa das mãos do dr Flávio Capanema, membro do Comitê de Nutrologia da SMP, por sua importante atuação, contribuindo na formação de inúmeros nutrólogos pediátricos brasileiros. Na oportunidade, ele homenageou a presidente do Congresso, dra. Virgínia Weffort, lembrando a importante trajetória da pediatra, iniciada na cidade mineira de Uberlândia, que culminou com a presidência do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da SBP.

A presidente da SBP, dra. Luciana Silva, também recebeu uma homenagem, com reconhecimento pela sua ética, competência e dedicação no exercício de suas atividades como presidente da SBP e também pelo apoio ao Departamento Científico de Nutrologia que refletem na melhora da saúde nutricional das crianças do Brasil.

PRÊMIO ENNIO LEÃO - Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pediatra e um dos importantes incentivadores da Nutrologia Pediátrica, dr. Ennio Leão foi o principal homenageado do dia. Emprestando seu nome ao prêmio para os melhores trabalhos inscritos no Congresso. Os autores ganharam uma inscrição para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontecerá em outubro de 2019, em Porto Alegre (RS). Os trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora foram:

TL001 – Polimorfismo RS9939609 do gene FTO e o risco de obesidade em crianças e adolescentes: evidências baseadas em meta-análise, de autoria das dras. Tainara Emília Rodrigues da Silva; Nayara Lopes Andrade; e Antônio Márcio Teodoro Cordeiro.

TL002 – Quilomicronemia familiar em dois irmãos: relato de caso, de autoria das dras. Gabriela Nicássia Bacelar Gomes; Rafaela Garcia Fortaleza; Viviane de Cássia Kanufre; Priscila Menezes Ferri Liu; Paula Valadares Guerra Resende; Rodrigo Rezende Arantes; Graziela Cristina Matoos Schettino.

TL006 – Perfil antropométrico ao nascer e com 12 meses de vida de crianças portadoras de Síndrome Congênita do Zika, de autoria das dras. Ana Jovina Bispo; Roseane Porto; Adriana Fonseca; Viviane Barreto; Felipe Vieira; Kivia Santana; e Paschoal Delizângela.