A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) participou nesta terça (2) e quarta-feira (3) da Oficina de Aconselhamento em Amamentação. A atividade, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), teve como instrutoras a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, Iandira Montes, e a pediatra Margareth Handan, entre demais profissionais da Bahia e de outros estados.
“Foram dois dias de treinamento intenso no aprofundamento nas habilidades de comunicação para aprender a escutar as demandas das mães, desenvolver empatia e dar uma informação útil e no tempo adequado para estimular as mães que têm dificuldades de amamentar”, disse a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.
“O principal objetivo foi alcançado: formar multiplicadores da metodologia na Bahia. E foi muito importante a participação dos pediatras, que vão poder atuar de maneira mais empática, aumentando a autoestima da nutriz e instrumentalizando-a para que faça a melhor escolha para ela e seu filho”, disse a pediatra Iandira Montes.
Participaram do treinamento 26 profissionais da área da saúde da criança que trabalham em maternidades, docentes da Escola de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc/Jequié) e profissionais que são facilitadores dos Cursos de Manejo da Lactação.
INSTRUTORES - Além das instrutoras da Sobape, a oficina foi conduzida por consultoras de aleitamento materno do Ministério da Saúde, como a pediatra Keiko Teruya (Baixada Santista) e a enfermeira Evanguelia Santos (SC), Neuza Gouvea (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN) e as terapeutas ocupacionais Josaildes Ribeiro e Carina Marques Vieira.
A Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Neto sediou a oficina com carga horária de 16 horas e coordenada pela Diretoria de Gestão do Cuidado, Coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero, Área Técnica de Saúde da Criança - DGC/CCVG/ATSC, em parceria com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde/DAPES/SAS/MS.
NOTA DE PESAR | Dra. Leonice Terezinha Tobias
18/06/2025 , 18:22Clóvis Francisco Constantino é eleito novo acadêmico titular da A...
17/06/2025 , 17:15Uso de hormônio do crescimento nas síndromes com predisposição à ...
17/06/2025 , 09:23PED CAST SBP: "Hidratante labial é seguro para crianças?"
16/06/2025 , 12:16JPED divulga edital de processo seletivo para editor-chefe, manda...
13/06/2025 , 13:56Uso de probióticos em crianças com infecções comuns da infância e...
13/06/2025 , 08:26