O sucesso de um evento se dá com a participação de todos os envolvidos no processo e com o IV Congresso de Atualização em Pediatria do Centro-Oeste (Capco), realizado pela Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape) com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e demais filiadas da região, não foi diferente. Segundo a presidente do evento, dra. Natasha Slhessarenko, a organização e a escolha dos temas, feitas de forma criteriosa, contribuíram para a consolidação do Capco, que pela primeira vez ocorreu em Cuiabá (MT).
“Buscamos abranger a maioria das áreas da pediatria como a neonatologia, nefrologia, urologia, radiologia pediátrica, dermatologia, a pediatria do desenvolvimento e comportamento, a infectologia e a neurologia, entre outras, foram contempladas justamente com o intuito de trazer o pediatra, o estudante de medicina para cá”, conta a dra. Natasha, que destacou a surpresa comissão organizadora do evento com o número de participantes – quase 500 – acima do esperado.
Ela ressalta que o apoio dado pela SBP foi primordial para obtenção do sucesso. “A dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, nos apoiou em tudo desde o começo da organização do evento, mostrando que a meta da atual gestão de descentralizar grandes da Região Sudeste a fim de levar o conhecimento científico às demais regiões está sendo cumprida. Só assim conseguiremos passar mais conhecimentos para os pediatras que não residem nessas localidades”, enfatiza.
O presidente da Somape, dr. Rubem Couto, corrobora com a opinião da dra. Natasha. Ele conta que recebeu muitos elogios dos congressistas pela qualidade das palestras e do evento como um todo. “Fizemos um trabalho intenso de divulgação para atingir a todos os pediatras não só de Cuiabá, mas de todo o Centro-Oeste e ainda dos estados de Tocantins e Rondônia, que enviaram muitos participantes”, comemora.
Dr. Rubem destaca o apoio irrestrito das filiadas do Tocantins e Goiânia e diz que, apesar de geograficamente não fazerem parte do Centro-Oeste brasileiro, as características, peculiaridades e proximidade desses estados se assemelham às da região. “Agradeço a colaboração de todos os presidentes das filiadas envolvidas no evento que contribuíram de forma significativamente para esse sucesso, comprovando que juntos somos mais fortes. Estamos com a sensação do dever cumprido”, finaliza.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53