PALS divulga documento sobre manejo respiratório de crianças e adolescentes com COVID-19

postado 06/30/2020

O Programa de Reanimação Pediátrica (PALS) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança nesta semana um documento científico para auxiliar pediatras e demais profissionais de saúde no manejo respiratório de crianças e adolescentes com COVID-19. A publicação traz indicações práticas para a condução adequada de casos de emergência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principal característica dos pacientes com evolução grave da COVID-19.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

De acordo com o texto, os parâmetros de avaliação de desconforto e insuficiência respiratória não mudam em relação às doenças de outras etiologias, sendo importante a identificação precoce, intervenção imediata e instalação de monitoração. No documento, há tabelas para orientar a investigação de sinais e sintomas durante a anamnese e possibilitar uma interferência mais assertiva.

“Uma vez avaliado o grau de angústia, insuficiência ou choque, a equipe de assistência pode intervir com abertura de vias aéreas (VA), oferta de oxigênio (O2), acesso vascular ou intraósseo, monitoração e solicitar exames indicados para o momento, evitando assim o risco iminente de parada cardiorrespiratória (PCR)”, diz a publicação.

Segundo a descrição do texto, pacientes com doenças ou condições debilitantes prévias, crianças menores de dois anos e pacientes imunossuprimidos são tem mais riscos de deterioração clínica rápida e, por isso, necessitam de vigilância redobrada.

ABORDAGEM – O documento da SBP apresenta as indicações centrais sobre oxigenioterapia e técnicas de ventilação para o tratamento de suporte dos pacientes com sinais de gravidade ou indicação de internação devido à SRAG. As recomendações abrangem os seguintes procedimentos: sistema de oferta de O2; inaloterapia; ventilação não invasiva (VNI) e cânulas nasais de alto fluxo (CNAF); ventilação com pressão positiva (VPP) utilizando bolsa válvula máscara (BVM); e intubação orotraqueal (IOT).

A publicação traz ainda uma série de orientações a respeito do preparo prévio dos materiais utilizados durante os procedimentos e dos cuidados necessário pós-intubação. Além disso, também estão disponíveis informações relevantes sobre epidemiologia e manifestações clínicas da COVID-19 em crianças e adolescentes, medidas de segurança e uso correto de equipamentos de proteção individual.

Confira todas as orientações da SBP a respeito do novo coronavírus e suas implicações na pediatria em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520