PALS-SBP realiza capacitação no Ceará e Rio Grande do Norte

Capacitação prática em ressuscitação cardiorrespiratória. Esse foi o principal objetivo do Curso PALS (Pediatric Advanced Life Support) – realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Cearense de Pediatria – em Fortaleza (CE) para os 12 alunos nos dias 29 e 30 de novembro.

Com o uso de estações de aprendizagem, os participantes puderam aperfeiçoar suas habilidades na avaliação e tratamento de um comprometimento respiratório ou circulatório e parada cardiorrespiratória (PCR) em bebês ou crianças. 

Além disso, também foram abordados o Suporte Básico de Vida; arritmias cardíacas; emergências respiratórias; choque em pediatria; acesso vascular com ênfase na via intra-ósseas; prática de intubação e demais dispositivos de assistência respiratória; e simulações de casos clínicos em equipe.

“O PALS é um curso prático que ensina a sistematização do atendimento da criança grave, desde o reconhecimento da gravidade até o tratamento adequada para cada situação’, explica a coordenadora do PALS-SBP, regional Ceará, dra. Maria Francielze Lavor.

NATAL – Já em Natal, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) realizou o Curso de Formação de Instrutor do PALS-SBP, na sede da filiada. A atividade – realizada em 26 de outubro – teve a presidente da Sopern, dra. Katia Correia Lima, como coordenadora/instrutora e a dra. Frankyleide Santana Gomes como instrutora. Cinco alunos foram treinados e aprovados.

Para a dra. Katia, a realização do PALS-SBP tem sido muito importante para o Estado, pois tem contribuído para a capacitação de inúmeros profissionais que atendem crianças nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de serviços públicos e Pronto Atendimentos de unidades privadas.

“Muitos desses profissionais não são pediatras e se sentem mais seguros para realizar o atendimento da criança após essa capacitação”, destaca.

Dra. Katia lembra ainda que o Polo do Rio Grande do Norte já está realizando o Curso de Treinamento de candidatos a Instrutores do PALS.

PALS – Desde 1998, o Programa de Reanimação Pediátrica está alinhado às diretrizes da American Heart Association (AHA) e integra o quadro de ações da SBP que visam fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. 

Somente no período de junho de 2018 a abril de 2019, foram realizados mais de 70 cursos e emitidos mais de mil certificados. Para mais informações sobre o PALS, ACESSE AQUI o site do programa.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520