Pará e Distrito Federal investem em qualificação para atendimento do recém-nascido na sala de parto

O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) promoveu uma série de capacitações no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) ao longo de todo o mês de janeiro. A unidade é referência no atendimento pediátrico e obstétrico de Santarém (PA). A iniciativa faz parte dos esforços da Sociedade Paraense de Pediatra (Sopape) para garantir a qualidade da assistência na região oeste do estado. 

No dia 8, foram formados novos instrutores para o curso de “Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco”. Nos dias 9 e 10, aulas com foco nas atuais diretrizes do curso de “Reanimação Neonatal” foram ministradas para médicos e outros profissionais de saúde. Além disso, integrantes de equipes de enfermagem receberam instruções para realizar de modo eficiente e seguro o transporte intra e inter-hospitalar dos neonatos de alto risco.

Durante os dias de curso, a presidente da Sopape e coordenadora estadual do PRN-SBP, dra. Vilma Hutim, destacou as recomendações do Ministério da Saúde (MS) que, por meio da Rede Cegonha, determina a necessidade de qualificação em técnicas de ressuscitação para todos aqueles que atuam na sala de parto. “É um conhecimento que pode salvar os bebês e prevenir sequelas neurológicas para o resto da vida, especialmente no caso de asfixia perinatal”, disse.

A pediatra do HMS, dra. Naheri Ferreira, ressaltou a importância do curso em função do volume de partos realizados no Hospital. “Temos cerca de 350 partos mensais. Por isso, precisamos estar habilitados para atender os recém-nascidos em estado grave”, destacou. Além dos profissionais do HMS, as qualificações reuniram também profissionais de outros hospitais e maternidades da região.

Em Marituba (PA), no Hospital Divina Providência, também aconteceu o treinamento de profissionais de saúde e médicos, durante a primeira quinzena do mês. Na capital Belém, as capacitações ocorreram na Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCM-PA), nos dias 3 e 15 de janeiro.

DISTRITO FEDERAL – Ainda em janeiro, quase 50 enfermeiros da Casa de Parto de São Sebastião – cidade satélite de Brasília (DF) – concluíram o curso de “Reanimação Neonatal”, ministrado pelos instrutores locais do PRN-SBP. O treinamento, realizado no Hospital Materno Infantil (Hmib), foi o último de uma série de cursos oferecidos para enfermeiros que trabalham em centros obstétricos da rede pública de saúde do Distrito Federal.

De acordo com as coordenadoras nacionais do Programa de Reanimação, dra. Maria Fernanda Branco de Almeida e dra. Ruth Guinsburg, mesmo em atendimentos de baixo risco podem acontecer intercorrências e os recém-nascidos precisarão de atendimento específico. O conteúdo das aulas práticas e teóricas apresentadas incluiu o passo a passo para ressuscitação, além do manejo dos materiais utilizados nesse procedimento.

*Com informações do G1 Santarém e Agência Brasília

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520