Para estimular o cuidado à saúde por meio da odontopediatria, SBP cria GT de Saúde Oral

Fomentar a educação em saúde oral às famílias como forma de complementar as ações de puericultura. Esse é o objetivo do recém-criado Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Oral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que visa ainda estimular o cuidado à saúde geral por meio da odontopediatria para o bem-estar e boa qualidade de vida desde a gestação até a adolescência.

O GT de Saúde Oral da SBP é coordenado pela dra. Dóris Rocha Ruiz; e tem como membros os drs. Luciana Rodrigues Silva, Dirceu Solé, Sônia Groisman e Lúcia Coutinho.

“Quando integramos disciplinas, promovemos um olhar mais aprimorado e atencioso para a saúde da criança e do adolescente. Com o novo GT, teremos a oportunidade de trazer maior visibilidade à odontologia no meio pediátrico e possibilitar que contribuições e propostas sejam desenvolvidas para melhorar a saúde das crianças e suas famílias”, destaca o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Dra. Dóris explica que o GT reforça a necessidade de os pediatras compreenderem as ações odontológicas desde a tenra idade e estejam atentos, durante as consultas de puericultura, a encaminhar ao odontopediatra. “Cada vez mais, precisamos informar e motivar as consultas odontopediátricas e a realização das medidas preventivas que permitam manter a integridade das dentições, o correto desempenho das funções orais e contribuam para o adequado crescimento e desenvolvimento das estruturas de todo o complexo craniofacial”, ressalta.

As ações do Grupo iniciam em agosto e, nos próximos meses, os membros pretendem fomentar a produção científica com o lançamento de documentos e promover consultorias para esclarecer dúvidas às famílias. O estímulo e atenção ao tema, no entanto, já vem sendo trabalhado pelas dras. Sônia e Dóris desde 2017, com o lançamento do Guia de Saúde Oral Materno-infantil em parceria com a Global Child Dental Fund (UK), no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) de Fortaleza, em 2017; além de palestras em outros eventos médicos. 

Além da publicação do capítulo no livro Tratado de Pediatria (Editora Manole, 2022) com o título de “Promoção da Saúde oral materno-infantil” e no livro “Diagnóstico em Pediatria (Editora Manole, 2022) com o Título “Avaliação da condição dentária em crianças e adolescentes”; e realização de aulas no Curso de Atualização para Pediatras – SBP/Editora Manole.

"A criação desse GT vem ratificar a interação desenvolvida com nossos colegas odontopediatras e fortalecê-la ainda mais, sempre em favor da saúde de nossos pacientes", resumiu o dr. Dirceu Solé.