A exaltação das potencialidades e o cuidado com o futuro dos adolescentes é um dos motes das ações deste ano da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em comemoração ao Dia Nacional do Adolescente. Celebrada no dia 21 de setembro, a data este ano está sendo lembrada pela entidade através da publicação de cards em suas redes sociais e envio de e-mail marketing aos associados.
Foram elaborados diferentes cards com mensagens curtas da SBP sobre importantes temas relacionados ao desenvolvimento e crescimento saudáveis dos adolescentes. São abordadas questões como: importância dos esportes e de uma educação inclusiva; valor do diálogo e do acolhimento; necessidade de reconhecer os esforços dos adolescentes e acreditar no seu potencial; falta de oportunidades; dentre outras.
Um texto enviado por e-mail a todos os pediatras do Brasil também busca promover reflexões sobre a importância de apoiar os adolescentes para que atinjam o máximo de seus potenciais. No conteúdo é citada a pandemia de covid-19, que atingiu toda a sociedade, inclusive os adolescentes, que se viram em meio à incertezas e mudança de rotina. Por isso, a SBP reconhece o esforço desses jovens que vêm buscando enfrentar esse momento da melhor forma possível. A entidade também frisa que cabe aos pediatras atuar para que eles caminhem para uma vida adulta saudável.
Na mensagem também são lembradas as Olimpíadas que ocorreram este ano em Tóquio, onde diversos adolescentes se destacaram e muitos ganharam medalhas representando os seus países, inclusive o Brasil. Além disso, são destacados alguns temas que a SBP entende que precisam sempre estar em pauta, como: saúde mental, sexualidade, identidade, educação, profissão, esporte, cultura e cidadania.
CONTEXTO - O Dia do Adolescente foi instituído em 1996 por intermédio de um projeto de lei de autoria do então deputado federal Horácio de Matos Neto, que estabeleceu o dia 21 de setembro como data oficial de comemoração em todo o País. Segundo o ECA, adolescentes e jovens – independentemente de gênero, etnia, cor, origem ou qualquer outra condição – devem ter seus direitos garantidos por meio de ações eficazes que lhes proporcionem a formação de uma consciência cidadã.
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16