Parceria entre SBP e CFM em prol da vacinação é destaque no Jornal Medicina

Para combater a queda das taxas de cobertura vacinal registradas nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) produziram um vídeo de alerta à população sobre a importância das imunizações. A iniciativa, uma colaboração entre as duas organizações, foi destacada na edição mais recente do Jornal Medicina.

Na mesma edição, o presidente da SBP, Dr. Clóvis Francisco Constantino, reforçou o valor inestimável das vacinas, não apenas para a saúde de crianças e adolescentes, mas também para a saúde pública em geral. “Nós sabemos que, nos últimos 50 anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) trouxe a erradicação de muitas doenças graves. Infelizmente, algumas delas já retornaram, como o sarampo. Outras estão batendo à porta, correndo o risco de voltarem, como a poliomielite, que é uma doença gravíssima”, ressaltou.

Em 2022, os estados do Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará notificaram surtos ativos de sarampo e, no Brasil, houve 43 casos confirmados, segundo o Alerta Epidemiológico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Em 2021, o Boletim Epidemiológico da Opas identificou a notificação de 143 casos de coqueluche e 1.337 de caxumba. Clique aqui e veja a cobertura por imuno em cada estado da federação.

“Vamos todos nós, a SBP, representando 45 mil pediatras, e médicos brasileiros, representados pelo CFM, levarmos a conscientização necessária a pais e responsáveis para mudar o atual cenário”, disse.

Confira aqui a matéria completa do Jornal Medicina

Confira aqui o vídeo elaborado pela SBP e CFM