Pediatra da SBP tem projeto sobre prevenção de acidentes indicado ao Prêmio Euro 2020

Prevenir acidentes por meio da formação escolar. Esse é o mote do “Crescer Seguro”, projeto sobre educação e saúde idealizado pela pediatra dra. Maria Auxiliadora Macedo Gabarra e classificado entre os 100 finalistas da segunda fase do “Prêmio Euro 2020 – Inovação em Saúde”. A iniciativa, que atualmente alcança cerca de duas mil crianças e adolescentes por mês, em Botucatu (SP), visa contribuir para reverter o cenário de 3,7 mil mortes por acidentes registradas anualmente no País, na faixa etária de um a 14 anos, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde.

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NO PROJETO

Conforme salienta a especialista, as chamadas causas externas (afogamentos, sufocamentos, acidentes de trânsito, queimaduras, quedas, entre outras) representam uma das principais causas de óbitos no Brasil superando, por exemplo, as doenças infectocontagiosas. Por isso, é tão fundamental o desenvolvimento de ações com ênfase na orientação e prevenção da população.

“Nosso foco são os alunos, professores e colaboradores das escolas públicas municipais de ensino infantil e fundamental I. A ideia central é utilizar as unidades de ensino como vetores para disseminar em toda a comunidade informações úteis sobre como prevenir os acidentes. Até 2023, nossa meta é alcançar todas as 29 escolas municipais de ensino infantil da cidade”, afirma a dra. Maria Auxiliadora.

MÉTODO – Iniciado em 2009, o projeto “Crescer Seguro” atua de forma complementar à grade curricular, durante o período de dois anos, orientando grupos específicos de alunos por meio de atividades lúdicas, visitas guiadas e exercícios práticos. Nas oficinas e aulas, são abordados temas como: segurança do pedestre e ciclista; procedimentos de evacuação durante incêndio; como proceder após acidente com animal peçonhento; manobras para salvamento aquático; instruções de primeiros-socorros; e mais.

Por sua vez, os professores e colaboradores da rede municipal de educação de Botucatu (SP) também recebem treinamento para atuar como multiplicadores oficiais, após o término do período de atividades do Projeto. As aulas seguintes permanecem sob supervisão pedagógica regular. Em 2016, “Crescer Seguro” foi instituído como política pública pela prefeitura de Botucatu. Além disso, há parcerias institucionais com o Corpo de Bombeiros e o Semutran – Departamento de Engenharia de Tráfego – da cidade.

PRÊMIO – O “Prêmio Euro 2020 – Inovação em Saúde” é uma iniciativa da Eurofarma, que visa reconhecer e incentivar soluções inovadoras – desenvolvidas por médicos – com impacto efetivo na qualidade de vida e saúde dos brasileiros. Nesta segunda fase da disputa, está apta a votar apenas a comunidade médica do Brasil, ou seja, todos os especialistas com CRM ativo no País. Serão premiados os 11 projetos mais votados e, na terceira fase, caberá novamente à comunidade médica eleger o Grande Vencedor. No total, serão dez prêmios de 50 mil euros e um prêmio de 500 mil euros para o primeiro colocado.

Segundo a dra. Maria Auxiliadora, caso o “Crescer Seguro” seja contemplado com alguma das premiações, o intuito é direcionar os recursos para a construção de uma sede. “Hoje, o projeto funciona num espaço provisório, cedido pela prefeitura. Queremos atender melhor as crianças e adolescentes e ampliar a capacidade de atuação. Nosso grande sonho é engajar mais pessoas e levar essa ação para outros locais do País. A Pediatria mudou muito com o tempo e um dos novos consensos é a necessidade de trabalhar pela prevenção, ao invés de lutar somente pela cura. Por isso, convidamos os associados da SBP a dispor de alguns minutos para apoiar nossa iniciativa”, conclui.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520