A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) esteve representada na última sexta-feira (5) no IV Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina, na sede do CFM, em Brasília. Participam das discussões a presidente e a vice-presidente da Sobape, as pediatras Dolores Fernandez e Ana Paz.
Na programação do encontro, que reuniu pediatras e demais profissionais que trabalham em prol da criança e do adolescente em todo o país, destaque para a mesa-redonda "Violência contra o Pediatra - Aspectos Jurídicos; Origem e Formas; e Prevenção".
Para Dolores Fernandez, o evento foi de extrema importância, pois, além dos assuntos ligados diretamente à promoção da saúde e proteção da criança e do adolescente, abordou questões atuais enfrentadas pelos pediatras no dia a dia, sobretudo nos atendimentos nos serviços públicos.
Foram tratados aspectos como falta de segurança no ambiente de trabalho, assédio moral nas residências, insuficiência de recursos para prestar uma assistência de qualidade a crianças e adolescentes e a fragilidade diante da insatisfação das famílias por conta, inclusive, de demora no atendimento.
GÊNERO - Também foram discutidos temas relacionados ao gênero, a partir da mesa-redonda "Incongruência de gênero na infância e na adolescência - Como lidar? Legislação e Visão da Pediatria".
Fazendo uma relação com o debate sobre gênero, outro assunto destacado por Dolores Fernandez foi a "Prevenção do suicídio na criança e no adolescente - Causas de suicídio e epidemiologia; Sinais de alerta; e Como prevenir?". Para ela, os pediatras são profissionais muito importantes na identificação de comportamentos que sugiram a necessidade de maior atenção.
A programação do fórum incluiu o lançamento do Manual de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência,organizado por Renata Waksman, Mário Hirschheimer e Luci Pfeiffer. A publicação foi elaborada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria e CFM.
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na adolescência...
06/05/2025 , 13:48PED CAST SBP | Asma em Crianças (6 de maio - Dia Mundial da Asma)...
05/05/2025 , 10:55“Infectologia e imunização também são cláusulas pétreas da pediat...
05/05/2025 , 10:35Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39DC de Imunologia Clínica da SBP publica série de vídeos sobre Err...
02/05/2025 , 14:37SBP divulga documento sobre mudanças climáticas e orientações par...
02/05/2025 , 14:25